ÚLTIMAS

TERCEIRA | Chega reforça apoio aos trabalhadores portugueses na Base das Lajes

404views

O CHEGA aprovou um Projecto de Resolução que “recomenda a realização de esforços diplomáticos para regularização dos salários dos trabalhadores das USFORAZORES”, na Base das Lajes.

Conforme indicou o líder parlamentar do CHEGA Açores, José Pacheco, este é um assunto sobre o qual o CHEGA tem incidido bastante, até porque os trabalhadores portugueses ao serviço das forças Norte-Americanas destacadas na base das Lajes têm denunciado que recebem abaixo do salário mínimo nacional e regional, em incumprimento com a legislação portuguesa.

José Pacheco indicou que “apesar de saber que esta situação irá cair «em saco roto», é urgente que o Governo Regional tenha uma posição de força” e se imponha, para que trabalhadores portugueses não estejam à margem da lei e recebam justamente pelo seu trabalho, independentemente da sua entidade patronal.

O Projecto de Resolução dá conta que os trabalhadores portugueses ao serviço na Base das Lajes estão sob “furlough”, uma norma prevista na legislação dos Estados Unidos da América que interrompe o pagamento aos trabalhadores por falta de aprovação orçamental e que não tem qualquer enquadramento legal em Portugal. Situação que leva os trabalhadores portugueses a serem confrontados com a falta de pagamento dos primeiros três dias do corrente mês.

O deputado Francisco Lima reforçou que a proposta do Bloco de Esquerda deveria ter sido mais incisiva e deveria incluir que “os trabalhadores estão a ser roubados, porque trabalham e não recebem”.

CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.