ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Chega associa-se a votos de congratulação e pesar

359views

A deputada Olivéria Santos associou-se hoje, em nome do CHEGA, a um voto de congratulação pelos 25 anos do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, situado na Lagoa, em São Miguel. Uma instituição “que muito dignifica o concelho e que dá a conhecer o que se faz nos Açores nesta área”, salvaguardando que a Lagoa deveria acarinhar ainda mais instituições e empresas que elevassem ainda mais o concelho.

O CHEGA associou-se também a um voto de pesar – pelo falecimento de Maria de Fátima Machado Mendes Cabral – destacando o seu percurso enquanto médica veterinária, mas também pela dedicação ao serviço público, à ciência, à saúde pública e ao bem-estar animal. Neste sentido, Francisco Lima aproveitou para destacar que, muitas vezes, a classe veterinária é apenas olhada como o médico que trata animais. “Mas também actua na área da saúde pública e da segurança alimentar”, referiu Francisco Lima que destacou que estes profissionais que trabalham nestas áreas são muitas vezes desvalorizados, mas “têm um papel insubstituível”.

Também o líder parlamentar do CHEGA, José Pacheco, fez questão de se associar a um voto de pesar pelo falecimento de Leonardo Sousa, figura marcante nos Açores ao nível social, cultural e artístico.

Dando o seu testemunho pessoal de amizade com Leonardo Sousa, José Pacheco elogiou-lhe a “excelência e inovação” do trabalho que desenvolveu ao longo da vida, lamentando que o Governo Regional “não o ouvia”, devendo a sua voz ter sido mais acarinhada. “Era uma pessoa singular, aprendi muitas coisas com ele”, concluiu.

O CHEGA absteve-se também num voto de congratulação, apresentado pelo PAN, no âmbito dos 100 anos do Dia Mundial do Animal.  Francisco Lima lamentou que o PAN tivesse frisado a agenda ideológica do partido – pecando por criticar touradas e o uso de viaturas de tracção animal – quando são tradições intrínsecas a algumas ilhas do arquipélago e situações que fazem parte da cultura Açoriana.

CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.