
A sessão asiática trouxe fortes ganhos para os principais índices de ações:
· Nikkei subiu mais de 1,2%
· Hang Seng de Hong Kong valorizou 1,6%
O mercado centrou-se no acordo da Samsung e da SK Hynix com a OpenAI: as ações da SK Hynix atingiram um máximo de 25 anos (+9%), enquanto a Samsung valorizou mais de 4%.
Do ponto de vista macroeconómico, o sentimento dos consumidores no Japão registou uma ligeira melhoria, subindo para 35,3, contra 35,2 e 34,9 anteriormente.
A recuperação na Ásia traduziu-se numa melhoria do sentimento para os futuros dos índices europeus e americanos, com o US100 a subir 0,25% em direção ao nível 25.100.
Calendário económico
Para a sessão de hoje o destaque vai para os vários dados que serão publicados nos EUA e na Europa. A começar às 10:00, os dados do mercado de trabalho da zona euro serão divulgados, seguidos pelos pedidos de desemprego dos EUA, às 13:30, e uma revisão das encomendas de bens duráveis, às 13:00
Os dados de emprego ADP de ontem, mais fracos do que o esperado, foram bem recebidos pelos mercados, alimentando as expectativas de cortes adicionais das taxas da Reserva Federal dos EUA (Fed) ainda este ano. Amanhã, o relatório do NFP será provavelmente adiado, deixando o Fed com dados do mercado de trabalho bastante dovish, sugerindo ainda mais 2 cortes este ano.
XTB/RÁDIOILHÉU

