AGENDA

PICO | Igreja Matriz da Madalena acolhe música clássica no Festival Cordas

360views

O historiador e político Silveira de Macedo, por volta de 1871, regista a Igreja de Santa Maria Madalena como “o primeiro templo da ilha em grandeza e magnificência”. É aqui que em três tardes, na décima edição do Festival Cordas, instrumentos acústicos, pelas mãos de músicos virtuosos, presenteiam a população da ilha com música clássica e originais inspirados por vários períodos históricos. 

Na quinta-feira, 2 de outubro, Pedro Dias e Luís Abrantes, do Conservatório Regional de Ponta Delgada, estreiam “O Velho e o Novo”, uma proposta que visa cruzar a música antiga com a música moderna devido ao conjunto pouco convencional de octacorde, a guitarra clássica moderna de 8 cordas, e teorba, um instrumento antigo da família do alaúde. Obras de compositores barrocos como Rameau e Scarlatti e também compositores mais modernos como Berio e Satie, com novos arranjos. Destacamos no programa duas composições dos próprios intérpretes a estrear para esta instrumentação: Ciaconna de Luís Abrantes, uma obra ao estilo do barroco italiano, e Descalço no Firmamento de Pedro Dias, uma obra inspirada no minimalismo.

João Diogo Leitão apresenta seu novo trabalho “por onde fica a primavera”, no dia 6. O guitarrista e criador, tem vindo a desafiar barreiras estéticas, através de uma abordagem inovadora a um dos cordofones tradicionais portugueses – a viola braguesa -, usando-a como uma “ferramenta para expor o seu próprio universo que em vez de jogar com a tradição, liberta-sede todos os contextos e preconceitos para criar um som próprio”, como diz o Jornal de Letras.

No dia 8, temos o regresso do açoriano que anda pelo palco mundial com a guitarra clássica. Com 24 prémios em concursos internacionais da especialidade, o guitarrista Ruben Bettencourt é considerado um dos melhores da sua geração. Ruben volta ao Festival Cordas para presentear-nos com grandes clássicos. 

Os concertos na Igreja Matriz da Madalena acontecem pelas 14h e são abertos ao público em geral – não necessita marcar, é só aparecer. O Festival Cordas apresenta 50 eventos de 1 a 11 de outubro no concelho da Madalena, para mais informações visite festivalcordas.com e siga a página oficial no Facebook. 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.