
O Dia da Viola da Terra é comemorado desde 2019, com actividades que decorrem nos Açores e Comunidades Açorianas, promovidas por associações ou por iniciativa de cidadãos. A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) oficializou o Dia da Viola da Terra em 2023, instituindo o dia 2 de outubro como a data de celebração deste instrumento musical, de acordo com a Resolução n. 20/2023/A.
Em várias Ilhas dos Açores e Comunidades, nos últimos 6 anos, têm decorrido eventos de valorização da Viola, com uma calendarização que se pode prolongar por vários dias, de acordo com a produção de cada local e as disponibilidades de todos os envolvidos.
O evento comemorativo do Dia da Viola da Terra na Ilha de São Miguel, produzido anualmente pela Associação de Juventude Viola da Terra, decorrerá no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente, no dia 5 de Outubro, pelas 15:00, sendo de entrada livre.
O evento conta com a antestreia do filme “O Violeiro”, um filme de Francisco Rosas e Tiago Rosas, da Palco de Ilusões, que foi rodado em grande parte na Ribeira Quente.
Sobre o filme, a Palco de Ilusões revela um pouco do enredo do mesmo: “Nos Estados Unidos, vive um emigrante oriundo da pequena comunidade da Ribeira Quente, em São Miguel, um lugar marcado pelas tradições e pela música. Herdeiro de um talentoso violeiro, carrega consigo não apenas a paixão pela arte, mas também o elo profundo que o liga à sua identidade e às raízes da sua terra natal. Através de melodias impregnadas de memória, reencontros e perdas, O Violeiro narra a jornada de um homem que descobre que a música e o amor à viola da terra vão além do som: são pontes que unem pessoas, lugares e esperanças”.
A abrir a sessão haverá um momento musical com um grupo de Tocadores da Lomba da Fazenda, Nordeste, que se apresentam na Ribeira Quente pela primeira vez.
Para encerrar esta tarde de verdadeira festa da Viola, a Associação de Juventude Viola da Terra desafia os tocadores de Viola e Violão da Freguesia a comparecerem no local para um momento musical final, como forma de assinalar a data e de promover um convívio com todos os presentes.
A Associação de Juventude Viola da Terra promoverá ainda uma programação paralela ligada a acções de sensibilização da Viola em escolas, a 1 e 2 de Outubro, em especial na EB1/JI da Ribeira Quente.
Ao mesmo tempo, decorrerá programação em outras Ilhas dos Açores, promovida pela Associação MiratecArts (Pico) e a Sons do Terreiro – Associação Cultural (Terceira), parceiros de produção da Associação de Juventude Viola da Terra, bem como outras actividades que possam ser desenvolvidas por músicos e outras instituições.
VTAJ/RÁDIOILHÉU






