AGENDA

ATUALIDADE | Presidência do Governo com programa comemorativo para Jornadas Europeias do Património

| Foto: MM
435views

Este sábado, 20 de setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2025, subordinada ao tema “Património Arquitetónico. Janelas para o Passado. Portas para o Futuro”, a Presidência do Governo Regional dos Açores promove o seguinte programa comemorativo a decorrer nos seus palácios:

Palácio da Conceição (Ponta Delgada):

Erguido sobre o antigo mosteiro da Ordem da Imaculada Conceição, fundado em 1664, o edifício foi adaptado a fins civis e administrativos após a extinção das ordens religiosas em 1832, acolhendo a Junta Geral e o Governo Civil. Desde 1976 é sede oficial do Governo Regional. Classificado como Imóvel de Interesse Público, preserva espaços nobres e um valioso património artístico.

O palácio estará aberto ao público entre as 14h30 e as 17h30, com visitas orientadas gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia, para grupos até 20 pessoas. No mesmo horário, estará acessível o Núcleo da Autonomia dos Açores, do Museu Carlos Machado, instalado no edifício.

Às 18h00 terá lugar a palestra “Palácio da Conceição: de convento a sede do Governo Regional dos Açores”, proferida pelo arquiteto André Franco, no antigo coro baixo do convento – espaço histórico atualmente destinado a funções de representação governamental. A sessão tem lotação limitada e 40 lugares, atribuídos por ordem de chegada.

Palácio de Sant’Ana (Ponta Delgada):

Construído pela família Jácome Correia, é um dos mais notáveis exemplos de residência aristocrática oitocentista nos Açores. Rodeado por um jardim de grande riqueza botânica, conserva interiores preservados, com mobiliário, obras de arte e elementos decorativos da época. Adquirido pela Região Autónoma dos Açores em 1978, foi designado em 1980 como sede da Presidência do Governo Regional.

O palácio estará aberto entre as 14h30 e as 17h30, com visitas orientadas gratuitas, sem inscrição prévia, para grupos de até 20 pessoas.

O jardim – criado em 1850 sob a direção do jardineiro escocês Peter Wallace, e que mantém o traçado e ambiente caraterístico dos jardins aristocráticos oitocentistas – poderá ser visitado livremente entre as 10h00 e as 17h30.

Palácio dos Capitães-Generais (Angra do Heroísmo):

Antigo Colégio Jesuíta, edificado no século XVII, tornou-se sede da Capitania Geral dos Açores, acolheu a Regência do Reino e chegou a servir de Paço Real. Após 1976 integrou as residências oficiais do Presidente do Governo Regional. Recuperado após o sismo de 1980, recria o ambiente setecentista e guarda um notável acervo artístico.

Estará aberto entre as 10h00 e as 17h00, com visitas orientadas gratuitas, sem inscrição prévia, para grupos até 20 pessoas.

As Jornadas Europeias do Património oferecem uma oportunidade única para conhecer de perto três palácios que marcaram a história política e cultural dos Açores. Entre salões decorados, jardins históricos e espaços de grande simbolismo, os visitantes poderão descobrir diferentes camadas da memória açoriana. A entrada é gratuita e todos são convidados a participar, celebrando o património como herança comum e porta aberta para o futuro.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.