AGENDA

AGENDA | Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inaugura exposição Vamos aonde já estivemos?

401views

No próximo dia 20 de setembro, às 16h00, o Arquipélago inaugura a exposição Vamos aonde já estivemos?, no âmbito do projeto Desaguar da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC). A exposição apresenta o resultado das residências artísticas que decorreram nos três territórios – Vila Nova de Cerveira, Loulé e São Miguel – cuja identidade se entrelaça com a água. A curadoria expositiva é de Jesse James.

A exposição Vamos aonde já estivemos? propõe uma aproximação plural à água: como presença simbólica, recurso ecológico e canal de deslocamento — físico, afetivo ou identitário. Presente em rituais, cosmologias e na geografia dos corpos e das paisagens, a água carrega um poder simbólico que atravessa culturas. Em DESAGUAR, essa dimensão entrelaça-se com as urgências do presente, por meio de práticas que pensam com os lugares e os fluxos — visíveis e invisíveis — que os moldam.

Nas residências artísticas, oficinas e exposições do projeto, seis artistas foram desafiados a desaguar num território estranho, a habitar temporariamente o seu tempo e ritmo, criando a partir das suas fontes, tanto materiais como intangíveis. As obras surgem como depósitos sensíveis de histórias, saberes e inquietações. Numa geopoética que invoca tanto gestos de subsistência como de ritual, o projeto questiona lógicas de centro e periferia, propondo um pensamento fluido, um circuito de escuta, criação e partilha, onde a água deixa de ser pano de fundo para tornar-se agente e linguagem comum.

Curadoria: Mafalda Santos (FBAC), João Serrão e Mirian Tavares (Loulé), Jesse James (A-CAC)
Artistas: Ana Maria Pintora, Bertílio Martins, João Amado, Margarida Andrade, Milita Doré e Patrícia Oliveira.

ACAC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.