
A escritora açoriana Paula Cabral apresenta o seu novo livro, “Casa-Mãe”, numa sessão pública que terá lugar no dia 12 de setembro, sexta-feira, às 20h00, na Biblioteca Onésimo Teotónio de Almeida (Casa do Povo do Pico da Pedra), freguesia natal da autora. A apresentação estará a cargo da Dra. Leonor Simas
Almeida, investigadora e professora universitária, reconhecida pelo seu trabalho na área da literatura portuguesa e estudos culturais.
Editado pela Letras Lavadas, na coleção especial dirigida por Vamberto Freitas, “Casa-Mãe” é uma obra profundamente enraizada na tradição da literatura de memória, inscrevendo-se na vertente internacional da ‘creative non-fiction’. Com lirismo e honestidade, Paula Cabral entrelaça o concreto da vida açoriana com a vastidão da condição humana, revelando que o local pode conter o universal.
Segundo o Professor Diniz Borges, que assina uma reflexão crítica sobre o livro, “Casa-Mãe” é «uma dádiva», onde o leitor se reconhece «no apego aos pais, na ternura pela mãe, na saudade do pai, no eco das festas, na força das mulheres». A obra evoca a casa como espaço físico e espiritual, lugar de encontros, de memória e de afetos, atravessando temas como a emigração, o luto, a herança familiar e a identidade insular.
Paula Rosa Vieira Cabral nasceu em 1967, no Pico da Pedra. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade dos Açores, é professora de Português na Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada. Tem colaborado com jornais locais e da diáspora açoriana nos EUA, bem como no blogue “Azoreantorpor”. Publicou “Pedras de um Pico” (1994), “Crónicas da minha Terra” (2017), participou na coletânea “Avenida Marginal” (2022) e colaborou com poemas na revista “Grotta” (2023).
LL/RÁDIOILHÉU






