
Gualter Sousa, o candidato do CHEGA Açores à Câmara Municipal da Madalena, no Pico, reuniu com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Madalena para “ouvir de perto quem todos os dias dá o melhor de si para proteger a nossa comunidade”.
Numa reunião com o Presidente da Direcção, José António Amaral, e com a Comandante Lisa Melo, Gualter Sousa deparou-se com algumas dificuldades da Corporação, nomeadamente a falta de efectivos. “Foi-nos transmitido que, para dar resposta às necessidades actuais, seria essencial a contratação de, pelo menos, mais sete bombeiros”, referiu o candidato.
Outras dificuldades prendem-se com as longas horas extraordinárias e as exigências de formação — que podem ultrapassar as 280 horas — “que acabam por tornar a missão de recrutar novos voluntários um verdadeiro investimento e desafio”.
Apesar das dificuldades, os Bombeiros Voluntários da Madalena têm conseguido dar resposta a vários níveis. Em concreto, têm tido um papel cada vez mais activo no domínio marítimo, em articulação com a Capitania da Horta, com um barco semi-rígido que está totalmente operacional e tem sido fundamental em missões de resgate e salvamento.
Também o parque automóvel está renovado e a corporação está satisfeita com os meios que têm vindo a ser disponibilizados ao longo dos últimos seis anos.
“Hoje, ficou ainda mais evidente que esta corporação não é apenas um conjunto de homens e mulheres treinados para agir — são verdadeiros heróis que, com coragem e espírito de missão, assumem funções essenciais: do resgate marítimo ao resgate em montanha, do apoio no aeroporto ao trabalho diário no quartel, assegurando também ambulâncias e transportes não urgentes”, referiu Gualter Sousa que manifestou a sua profunda gratidão aos soldados da paz.
CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU






