
Em julho, o Alojamento Local (AL) ultrapassou a Hotelaria Tradicional (HT) no número de dormidas nos Açores. O AL registou 310,5 mil dormidas, o que representa 48,6% do total, enquanto a HT registou 293,1 mil dormidas, representando 45,9%, sendo que os restantes 5,5% (34,9 mil dormidas) foram registadas no Turismo em Espaço Rural (TER).
Acresce o facto de que as dormidas em AL cresceram em julho 4,9%, enquanto na HT foi registado um decréscimo de 0,5%. “Estes números vêm comprovar que quem nos visita procura, cada vez mais, o AL, mesmo perante a abertura de novos hotéis, demonstrando ainda que a qualidade do AL na Região corresponde às expetativas e exigências daqueles que nos visitam”, de acordo com uma nota da Associação do Alojamento Local.
A Direção da ALA, ao mesmo tempo que congratula os seus associados e todos os proprietários de AL nos Açores, “pelos bons resultados obtidos até agora”, alerta, porém, “para a necessidade de continuar e reforçar o bom trabalho executado até agora, uma vez que é difícil construir e manter uma boa imagem, mas é muito fácil destruí-la”.
Denuncia a associação que o registo de novos AL continua a ser lento, “com burocracia excessiva e procedimentos desnecessários”. “Continuamos a deparar-nos com a falta de resposta atempada das autarquias, agravada pela ausência de técnicos em período de férias”, refere.
DI/RÁDIOILHÉU






