
A ilha do Faial está a receber a visita da comitiva do projeto BBWT NEB CoP -Big Buyers Working Together, uma iniciativa pioneira que reúne o primeiro grupo dedicado a criar a ligação entre os procedimentos de contratação pública sustentável e os valores da Nova Bauhaus Europeia.
A comitiva integra especialistas internacionais e nacionais na área da contratação pública aplicada a projetos alinhados com os princípios da NEB, acompanhados pelas arquitetas Rita Campos e Cláudia Ávila Gomes.
Esta visita representa uma oportunidade de aprofundar a partilha de conhecimentos sobre sustentabilidade, circularidade, inclusão e beleza, sublinhando de que forma os mecanismos da contratação pública podem ser mobilizados para a promoção destes valores.
Na receção no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal da Horta saudou os presentes, felicitou a iniciativa e deu as boas-vindas à ilha do Faial.
“O Faial tem procurado afirmar-se neste movimento europeu, que alia cultura, participação e sustentabilidade”, afirmou o edil faialense, lembrando que “em 2022, o projeto de requalificação do Banco das Artes elevou o nome da ilha, da Região e do país, ao ser um dos vencedores do concurso Apoio às Novas Iniciativas Locais da Nova Bauhaus Europeia, lançado pela Comissão Europeia”, recordou Carlos Ferreira.
“O Município pretende que o Banco das Artes seja um centro participativo, comunitário, cultural, digital e baseado em artes e cultura, renovando um edifício público de grande valor, num espírito de circularidade, ligando o mar, a cultura da ilha e a sua diversidade humana ao serviço da população e da cultura faialense”, acrescentou.
Este percurso tem vindo a consolidar-se através de várias iniciativas de relevo. Em março de 2023, a cidade da Horta acolheu a primeira edição do aBancARTE, promovida pela Câmara Municipal da Horta, pela Urbhorta e pela Nova Bauhaus Europeia, reunindo especialistas em arquitetura, património, paisagem, participação e financiamento, num espaço de partilha de experiências e conhecimento sobre o futuro do Banco das Artes. Já em julho do mesmo ano, o Faial foi palco da sessão “Banco das Artes e a Nova Bauhaus Europeia: Depois da Assistência Técnica, perspetivas para o futuro”, reforçando a projeção da ilha e do projeto no contexto europeu.
Com a visita da Community of Practice NEB, a Horta reafirma o seu papel ativo no debate europeu sobre como construir comunidades mais sustentáveis, inclusivas e belas, em sintonia com os desígnios da Nova Bauhaus Europeia.
Para além da receção oficial nos Paços do Concelho, a iniciativa contemplou também a visita ao Banco das Artes, ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos e à empresa Resiaçores – Gestão de Resíduos dos Açores, proporcionando um contacto direto com exemplos marcantes do património cultural, ambiental e de inovação da ilha do Faial.
CMH/RÁDIOILHÉU






