ÚLTIMAS

PONTA DELGADA | Alexandra Cunha aposta na construção de mais parques de estacionamento na Cidade 

©Hugo Moreira
376views

A candidata da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Ponta Delgada, nas eleições autárquicas do próximo dia 12 de outubro, Alexandra Cunha, aposta na construção de mais parques de estacionamento na Cidade de Ponta Delgada, particularmente na Freguesia de São Pedro, para contornar um dos maiores problemas citadinos.

Após reunir com o atual executivo da Junta de Freguesia de São Pedro, acompanhada pelo candidato liberal a esta autarquia, Vasco Brandão, e outros elementos das candidaturas, a cabeça de lista da IL à presidência da Câmara Municipal disse que “soluções exigem-se para São Pedro, a Freguesia com mais habitantes do Concelho e uma população flutuante elevada devido aos estudantes universitários, escolas, unidades turísticas (9 hotéis e 178 alojamentos locais) e população prisional”.  

“A falta de estacionamento nesta Freguesia é um problema, que só se resolve com a construção de mais parques de estacionamento”, frisou, alegando que “a previsão de, aproximadamente, mais 100 lugares na Galerias da Calheta Pêro de Teive não resolverá o problema”. 

A candidatura Ponta Delgada Primeiro frisa que, do seu manifesto eleitoral, constam investimentos “na construção de parques de estacionamento multiestruturais (tipo o parque da Rua do Castilho)”, assim como “a criação de sistemas de estacionamento diferenciadores para moradores e turistas”. 

Para além do estacionamento, a circulação rodoviária também preocupa os liberais, que apontam soluções: “Por resolver continua o prolongamento da Avenida D. João III, para a Avenida Dr. João Bosco Mota Amaral, assunto, várias vezes, mencionado pela IL em reuniões da Assembleia Municipal e que constava do manifesto eleitoral de 2021 do PSD. Pelos vistos continua a aguardar a revisão do projeto, que implicará a duplicação dos custos aos contribuintes pontadelgadenses. Está, também, prevista a reformulação e alteração do contrato de concessão para o serviço de minibuses, visando o alargamento da rede com passagem prevista no Caminho da Levada, o que para São Pedro será bastante benéfico”. 

Rua do Laureano

Nesta reunião foram ainda abordados os temas relacionados com a Rua do Laureano, tendo Alexandra Cunha lembrado que “este assunto foi alvo de uma Comissão Eventual de Acompanhamento, decorrente de uma Petição de pontadelgadenses, e que daí resultaram várias propostas de atuação para a reorganização do trânsito e da mobilidade, que a Câmara Municipal preferiu ignorar”.

Das propostas para resolver as questões da Rua do Laureano, a candidata da IL lembrou “a possibilidade técnica para que o trânsito possa virar à esquerda, na Rua das Laranjeiras para a Avenida de D. João III, eventualmente através de sinais luminosos; estudar da possibilidade técnica para a construção de uma rotunda junto ao Hotel Lince; a construção de mais estacionamento na área envolvente, gratuito para moradores; a possibilidade de ser alterado o sentido do serviço de minibus, para inversão do sentido da Rua do Laureano; e a alteração do sentido da Rua Barão das Laranjeiras, e, em simultâneo, alterar-se o sentido da Rua do Laureano”. Ora, frisou Alexandra Cunha, “para a IL a melhor solução passa pela construção de uma rotunda junto ao Hotel Lince”.

Praceta Professor Doutor Almeida Pavão Júnior

Outro assunto abordado na reunião de trabalho entre Alexandra Cunha, Vasco Brandão e a Junta de São Pedro prendeu-se com a Praceta Professor Doutor Almeida Pavão Júnior, que, dizem os liberais, “há demasiado tempo aguarda uma requalificação”. 

“Trata-se de uma praceta classificada como privada, mas que tem uso público. A própria Câmara Municipal de Ponta Delgada instalou um busto em homenagem ao Professor Doutor Almeida Pavão. Por isso, a candidatura Ponta Delgada Primeiro entende que o Município deve demonstrar boa vontade e assumir parte dos custos da manutenção, para requalificar e valorizar o espaço. Esta é uma decisão política que não deve continuar a ser adiada. Defendemos uma partilha de responsabilidades entre a Câmara Municipal e os condóminos, assegurando a gestão e manutenção da Praceta que, atualmente, serve de enquadramento a várias instituições de fruição pública”.

Por outro lado, registou, ainda a candidata da IL, “a falta de habitação na Freguesia é outro dos problemas, que acaba por ser transversal a todo o Concelho de Ponta Delgada”. 

Questões sociais

As questões sociais que afetam São Pedro estiveram em cima da mesa, apontando Alexandra Cunha que “sempre foram preocupantes, apesar de estarem ligeiramente melhores”, referindo-se “à toxicodependência, insegurança e pobreza envergonhada”. 

“Estas são problemáticas que requerem uma atenção e atuação diária por parte da Junta de Freguesia, mas não deve ser só por parte da Junta. A IL já apresentou a sua medida para criar a Rede Social de Freguesia, que funcione como estrutura de proximidade, com um papel essencial no desenvolvimento local, garantindo o bem-estar social dos cidadãos. As Redes Socias de Freguesia tornam as intervenções sociais mais eficazes, permitem articular esforços, evitam a duplicação de recursos, meios e acompanhamentos de apoio e responsabilizam cada entidade pelos compromissos assumidos”, afirmou a candidata da IL.

Relvão

Relativamente à Alameda Duque de Bragança, mais conhecida como Relvão (parque que esteve encerrado durante cerca de dois anos por questões de segurança relacionadas com a queda de árvores), a candidatura Ponta Delgada Primeiro defendeu “a necessidade de uma discussão pública alargada sobre o futuro deste espaço, preservando algumas das suas características essenciais”. 

Para Alexandra Cunha “não se compreende como foi possível proceder à sua reabertura, em junho deste ano, limitando-se a uma intervenção meramente cosmética, com a colocação de novo mobiliário urbano. O que mudou desde a queda das árvores? Se não houve alterações estruturais, não teria sido possível reabrir o espaço mais cedo ou, em alternativa, avançar com uma solução mais consistente? A sensação que fica é que esta decisão foi precipitada e condicionada pelo calendário eleitoral, em vez de assentar numa estratégia séria de valorização deste património da Cidade e da Freguesia de São Pedro”.

Para a IL a Alameda tem que “ser sempre mantida, mesmo que plantando árvores novas”, até porque, recordou a candidatura liberal ao Município de Ponta Delgada, “aquele é um espaço de homenagem ao liberalismo”, uma vez que “foi ali que o Duque de Bragança, futuro D. Pedro IV, reuniu as suas tropas para lutar pela liberdade no século XIX”.

IL/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.