
A redução da despesa pública e a forma como determinados sectores na Região devem ser alvo de uma reforma, foi o tema agendado pelo Grupo Parlamentar do CHEGA para um debate de urgência, previsto para a próxima semana.
O Grupo Parlamentar do CHEGA vai pedir explicações ao Governo Regional relativamente à despesa pública, quando os últimos dados oficiais – relativos ao primeiro semestre de 2025 – davam conta que a Região registou uma despesa efectiva de quase 885,1 milhões de euros face a uma receita efectiva de apenas 657,2 milhões de euros.
Os parlamentares querem saber porque se registou um crescimento homólogo de 9,40% da despesa, quando a receita subiu apenas 2,53%, e vão questionar o Governo sobre quais os sectores mais problemáticos na Região e o que pretende o executivo fazer para equilibrar as contas públicas.
O CHEGA pretende também questionar o Governo Regional relativamente às empresas do Sector Público Empresarial que constantemente dão prejuízos e cuja privatização já foi anunciada.
“Temos de saber o que pretende fazer o Governo Regional quanto à despesa pública que tem vindo a aumentar, enquanto a receita é menor. A situação está a ficar descontrolada e precisamos de garantias de como vai ser resolvida”, explicou o deputado Francisco Lima.
CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU






