ÚLTIMAS

FAIAL | Feteira celebrou Dia da Freguesia com olhos postos no futuro

302views

A Freguesia da Feteira celebrou o seu Dia da Freguesia com uma sessão solene marcada por homenagens, reconhecimento e afirmação da identidade local.

Na efeméride, o Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, sublinhou o significado da data como “um momento de união, de memória e de afirmação da identidade”, destacando que “mais do que um território, celebramos as suas gentes, a sua cultura, a sua perseverança e o espírito de pertença que aqui se sente em cada rua, em cada olhar e em cada gesto de entreajuda”.

O autarca deixou uma palavra de apreço ao Presidente da Junta de Freguesia, José António Freitas, e ao seu executivo “pelos quatro anos de serviço público”, estendendo os cumprimentos a todos os que, ao longo das últimas décadas, têm dedicado tempo e esforço à comunidade da Feteira.

Reafirmando a importância da cooperação entre autarquias, Carlos Ferreira destacou que “quando os interesses da comunidade estão em causa, não deve haver lugar para divisões, mas sim alianças em prol do desenvolvimento e da qualidade de vida das pessoas”.

A partir de uma frase do Hino da Freguesia, da autoria de Manuel Garcia Duarte, o nosso “Mestre Boldeia”, e da sua irmã Regina, Carlos Ferreira afirmou que “a Feteira está em progresso e com olhos no futuro”, mencionando projetos estruturantes a decorrer neste momento, como a melhoria das acessibilidades com a construção do eixo Algar–Courelas, a modernização da rede de abastecimento de água, a construção de 19 habitações na Rua das Canadinhas, a 2.ª fase do edifício intergeracional da freguesia, ou a 2.ª fase da Variante, que permitirá um rápido acesso da Feteira ao terminal marítimo ou à Escola Secundária, através do novo ramal entre a rotunda de Santa Bárbara e a ESMA.

“E muito há ainda por fazer”, destacou o autarca, mencionando expressamente a intervenção de proteção da orla costeira e da zona balnear, que exige uma ação concertada entre o Governo, que gere a orla costeira, a Junta de Freguesia, que há muitos anos criou uma pequena área balnear, e a Câmara Municipal.

“Não tenho dúvidas de que, em conjunto, seremos capazes de definir o que se pode fazer, como se pode fazer, e concretizá-lo”, declarou.

A sessão solene foi também marcada por momentos de homenagem, nomeadamente ao Grupo Folclórico da Feteira, considerado “guardião das tradições, da música e da dança do nosso povo”, e ao Padre Paulo Silva, pároco da Feteira e Ouvidor da Horta, que se prepara para assumir novas missões fora do Faial.

“Com dedicação e talento, o Grupo Folclórico tem levado longe o nome desta freguesia e do Faial, preservando e transmitindo às novas gerações a riqueza do património cultural que nos define. Já o Reverendo Padre Paulo Silva deixou marcas indeléveis na comunidade, sendo um verdadeiro farol de fé, proximidade e humanidade”, afirmou Carlos Ferreira.

A terminar a sua intervenção, o Presidente da Câmara destacou, com confiança, que “a Feteira está a evoluir e a projetar-se como uma freguesia moderna, capaz de olhar em frente, sem esquecer a sua história, a sua cultura e a sua gente. Parabéns à Feteira, às suas coletividades e aos feteirenses que mantêm bem viva a alma desta terra!”.

A cerimónia terminou com a inauguração de uma placa de homenagem a todos os intervenientes no restauro e no pagamento da dívida da Igreja Paroquial do Divino Espírito Santo da Feteira, na sequência do sismo de 1998.

CMH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.