XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 13 de Agosto de 2025

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
308views

Mercados Internacionais

As bolsas asiáticas fecharam em alta, com o Nikkei a subir 1,5% e o Hang Seng 1,9%, seguindo o otimismo de Wall Street, onde o S&P 500 e o Nasdaq atingiram máximos, impulsionados pela expectativa de uma descida das taxas de juro pelo Fed. Na Europa, a abertura também é positiva, acompanhando a tendência.

Em termos macroeconómicos, a inflação na Alemanha manteve-se, em julho, nos 2% em termos homólogos e 0,3% em termos mensais, em linha com as previsões, o que levou a uma ligeira valorização do euro face ao dólar, sem, no entanto, ter impacto relevante nas perspetivas de política monetária do BCE.

No Japão, a inflação ao produtor abrandou, ao passo que na Austrália os salários aumentaram acima do esperado, o que poderá limitar os cortes nas taxas de juro. No mercado das criptomoedas, a Bitcoin recuou 0,5%, enquanto o Ethereum subiu 1,45%.

Calendário económico

Hoje, a atenção dos investidores estará focada nos dados finais da inflação de julho em Espanha, no PIB da Polónia, nas atas do Banco do Canadá e nos discursos de membros da Reserva Federal.

Serão também divulgados relatórios sobre as reservas de petróleo bruto e outros indicadores energéticos nos EUA.

XTB/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.