AÇORES | Governo da Coligação reitera compromisso com a carreira de técnico auxiliar de saúde

A deputada do PSD/Açores Salomé Matos reiterou quarta-feira o compromisso do Governo da Coligação PSD/CDS/PPM “com a carreira de técnico auxiliar de saúde” pelo “papel fundamental no bom funcionamento das unidades de saúde”.
Salomé Matos salientou na Assembleia Legislativa dos Açores que “os assistentes operacionais nunca perderam a importância nem o reconhecimento daqueles com quem trabalharam, nem dos que cuidaram, nem tão pouco da população em geral”.
A deputada reforçou a ideia de que “continuaram a ser vistos como profissionais que atuam muitas vezes sozinhos na linha da frente, no apoio direto aos utentes transmitindo segurança ou no suporte aos restantes profissionais das equipas clínicas”.
A social-democrata considerou que, independentemente da denominação da categoria, “este é e sempre foi um posto de trabalho com um conjunto de exigências, de requisitos e de obrigações que não são exatamente iguais a outras funções e esse fato deve ser finalmente valorizado”.
Desde o apoio a atividades de higiene, conforto e alimentação, sem esquecer a colaboração com médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, Salomé Matos destaca a sua missão pela “resposta mais eficaz e rápida” que promove o bem-estar dos utentes.
Mais salientou que “sem estes profissionais, as instituições de saúde teriam sérias dificuldades em manter a qualidade e fluidez no atendimento aos cidadãos, o sistema de saúde ficaria sobrecarregado e o Serviço Regional de Saúde não funcionava”.
A parlamentar social-democrata recordou que, “nos últimos anos, as estruturas sindicais lutaram por reconhecimento profissional e por estabilidade”, assistindo-se a um processo de transição para uma nova carreira profissional regulamentada desde 2024.
De acordo com Salomé Matos, a nova carreira foi negociada com o objetivo de “valorizar o papel destes profissionais e proporcionar melhores condições de trabalho e maior dignidade profissional”, por assumirem “funções fundamentais”.
Trata-se de um processo que o Governo Regional da Coligação PSD/CDS/PPM, liderado por José Manuel Bolieiro, pretende concluir em agosto.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU






