
Mercados Internacionais
Os índices europeus e norte-americanos estão a recuar ligeiramente esta manhã, na sequência do conflito no Médio Oriente que voltou a dar sinais de aumento de tensões durante o fim-de-semana.
No entanto, os preços do ouro estão a recuar esta sessão e a maior parte das subidas nos preços do petróleo também já foram anuladas durante a abertura do mercado ontem.
Tensões no Médio Oriente
Durante o fim-de-semana o ataque dos Estados Unidos a instalações nucleares no Irão e as subsequentes ameaças iranianas de encerrar o Estreito de Ormuz, estiveram em destaque.
Apesar de esta informação ter inicialmente provocado uma forte incerteza, com quedas nos futuros dos índices de Wall Street e uma subida expressiva dos preços do petróleo, estes movimentos foram, entretanto, praticamente revertidos.
As preocupações relativamente a um possível encerramento do Estreito de Ormuz — uma rota essencial para o comércio global de petróleo — parecem, neste momento, pouco prováveis de se concretizarem. Mesmo que o Irão encerre a parte do estreito que se encontra nas suas águas territoriais, os carregamentos comerciais poderão prosseguir através das águas de Omã e dos Emirados Árabes Unidos, zonas que muito provavelmente seriam protegidas pela frota naval norte-americana.
Calendário económico
À parte das questões geopolíticas, a sessão de hoje será também marcada pela publicação dos resultados preliminares dos índices PMIs referentes a junho das principais economias mundiais, bem como dos vários discursos dos banqueiros centrais.
XTB/RÁDIOILHÉU

