
Mercados Internacionais
· Os ativos de risco subiram após Donald Trump indicar que só decidirá sobre um possível ataque ao Irão dentro de duas semanas – o que os mercados interpretaram como um adiamento. Esta decisão fez subir as ações, enfraqueceu o dólar e fez baixar os preços do petróleo e do ouro. O presidente norte-americano vai reunir o Conselho de Segurança Nacional para discutir as tensões com o Irão e poderá fazer uma última proposta para que o país abandone o seu programa nuclear.
· A JPMorgan vê sinais de fraqueza no dólar americano, devido ao abrandamento económico e à menor procura de ativos dos EUA.
· Israel alertou para a possibilidade de ataques iranianos contra alvos judeus na Europa, e líderes como David Lammy e Marco Rubio reforçaram que o Irão não deve possuir armas nucleares.
· No Japão, a inflação subiu para 3,5%, com destaque para a subida do preço do arroz.
· Na China, as taxas de juro diretoras foram mantidas.
Calendário económico
O calendário macroeconómico de hoje é leve, após uma semana intensa. Os dados económicos do Canadá, incluindo o índice de preços na produção industrial (IPPI) e as vendas a retalho de abril, serão o destaque. Também se aguardam novidades sobre o conflito entre Israel e o Irão.
XTB/RÁDIOILHÉU

