
O Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral reuniu com a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, para abordar diversos assuntos “desde logo para apresentar cumprimentos à Presidente e prestar aqui um elogio pelo excelente trabalho que tem desenvolvido à frente da autarquia da cidade da Praia da Vitória, mas também para falarmos sobre a importância desta cidade e da ilha Terceira, no âmbito das relações transatlânticas”.
O Eurodeputado do PSD ouviu da parte da Presidente Vânia Ferreira o muito trabalho feito, bem como a sua preocupação em recuperar as contas da autarquia, sem nunca deixar de ter uma resposta para todos os praienses e respetivas instituições. “Este nível de compromisso e dedicação por parte da Presidente é de facto o que um munícipe pode pedir. Mas também percebi as suas preocupações, desde logo nas questões europeias, nomeadamente com o próximo Quadro Financeiro Plurianual e os fundos da Política de Coesão”, adiantou o Eurodeputado.
Paulo do Nascimento Cabral adiantou: “tenho defendido uma maior participação e envolvimento das autarquias no desenho e gestão dos fundos europeus. É fundamental cumprir com o princípio da subsidiariedade e o poder local é o que mais próximo está das pessoas. Defendi hoje que, seja no quadro da Associação de Municípios dos Açores, seja noutro contexto que considerem adequado, as autarquias no seu conjunto, devem ter uma equipa especializada na captação de fundos europeus de gestão direta (geridas pela Comissão Europeia), que raramente conseguimos aceder. Para tal, disponibilizei o meu gabinete para apoiar numa fase inicial em facultar toda a informação neste sentido”.
O Eurodeputado saudou a Presidente da Autarquia por estar a acompanhar muito de perto as questões relacionadas com a Base das Lajes, especialmente neste período de alguma turbulência nas relações com o nosso aliado de sempre, os Estados Unidos. Segundo o Eurodeputado, “os Açores, a ilha Terceira e a Praia da Vitória, sempre tiveram uma enorme importância geopolítica e geoestratégica, que tem de ser potenciada e reforçada. É minha intenção organizar um evento que relembre este papel, chamando a atenção dos decisores europeus, bem como se recentre, no que é verdadeiramente importante e em comum, as relações transatlânticas. A presença militar norte-americana na Base das Lajes, com todo o histórico de boas relações tem de ser um referencial para os próximos anos da nossa relação com os Estados Unidos e recebi da parte da Presidente, todo o interesse nesta iniciativa, o que agradeço.”
Paulo do Nascimento Cabral, recebeu da Autarca o “Memorial da Praia da Vitória”, que muito agradeceu, e manifestou ainda toda a disponibilidade para “reforçar e avaliar os modos de cooperação para reforço da aproximação das políticas europeias ao poder local, num contacto regular com a autarquia praiense, desde logo, na defesa da possibilidade de incluir nos fundos europeus a construção de estradas e manutenção das existentes ou de outros equipamentos, que ao não existirem verbas da autarquia ou regionais, não podem ficar a degradar-se, perdendo valor”.
PE/RÁDIOILHÉU