XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 17 de Janeiro de 2025

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
124views

Mercados Internacionais

Os mercados asiáticos estiveram a ser negociados de forma mista esta madrugada, com as ações chinesas a subirem devido aos dados fortes do PIB, enquanto as ações japonesas desceram acentuadamente:

–  o CSI 300 da China ganhou 0,5% depois de o PIB do quarto trimestre ter registado um crescimento de 5,4%, elevando o crescimento em 2024 – para o objetivo de 5%, fixado por Pequim.

–  o Nikkei do Japão caiu 0,35% devido às expectativas de aumento da taxa do Banco do Japão.

Ontem, os índices norte-americanos, Dow Jones e S&P 500 terminaram com a sequência de ganhos que já durava 3 sessões consecutivas. No entanto, esta manhã os futuros estão novamente a subir.

Ouro volta a ganhar momentum

O ouro continua a recuperar, aproximando-se dos $ 2.712, já que dados económicos mistos dos EUA alimentaram novamente a ideia de que é possível as taxas de juros nos EUA serem reduzidas antes do Verão.

Calendário económico

Os mercados aguardam pelos resultados finais da inflação da Zona Euro, enquanto os números da habitação e da produção industrial dos EUA poderão também trazer novos sinais sobre o estado da economia americana.

As vendas de retalho do Reino Unido ficaram abaixo do esperado e resultaram numa maior pressão sobre a libra.

XTB/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.