“Melhorar a segurança de visitantes e de quem se dedica ao maneiro do gado bravo” são os objetivos de um apoio a obras nos currais de retenção de toiros que deverá estar disponível nas próximas semanas – confirmou ao DI o secretário regional da Agricultura e Alimentação.
O montante global da comparticipação não poderá exceder os 150.000,00 e (cento e cinquenta mil euros), sendo comparticipadas a cinquenta por cento obras até um montante máximo de dez mil euros, o que significa que o apoio a fundo perdido será de cinco mil euros. O apoio é atribuído diretamente aos criadores de gado.
O secretário António Ventura disse ao DI que é importante reconhecer “a importância cultural e as potencialidades económicas que advêm da existência das manifestações taurinas”, que que isso não justifica “quaisquer comportamentos atentatórios da segurança e bem-estar animal dos animais envolvidos”.
O governante anota que se registaram na época taurina de 2024 “incidentes atentatórios da segurança de pessoas, tratadores e animais”, sendo esta a causa próxima da “atribuição de um regime de comparticipação financeira extraordinária relativo à construção ou melhoria de infraestruturas que permitam o maneio e a contenção de animais de raça brava, de forma a salvaguardar a segurança de pessoas, tratadores e animais”.
Embora as obras não sejam obrigatórias, António Ventura disse ao DI que os ganadeiros podem contar com fiscalizações aos seus currais na época taurina que começa em Maio de 2025 nas ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa.
Segundo DI apurou, os apoios em causa deverão ser publicados em portaria ainda durante o mês em curso (Janeiro), para que as obras possam estar concluídas antes da próxima época de toiros à corda.
Um recente incidente num curral de retenção de toiros no interior na ilha, que resultou num morto – um homem que caiu dentro de um curral e foi atacado pelo toiro que o deixou com muitas feridas, das quais resultaram a morte – é uma das causas das medidas de segurança agora propostas e apoiadas pelo Governo regional.
Ainda antes do início da época taurina, a secretaria de António Ventura deverá publicar legislação específica sobre o bem-estar dos animais desde o pasto até á estrada e vice-versa – confirmou o secretário ao DI.
DIÁRIOINSULAR/RÁDIOILHÉU