Mercados Internacionais
Os índices da Ásia-Pacífico estiveram a ser negociados de forma mista, apesar do sell-off registado nos mercados americanos e nas criptomoedas:
⮚ Os índices chineses estiveram a ser negociados de forma flat esta madrugada: CHN.cash e HK.cash caíram 0,40%, enquanto CH50cash ganha 0,15%
⮚ O mercado de ações japonês conseguiu contrariar o sentimento negativo, com o índice JP225 a subir 0,50% para os 40.000 pontos.
Resultados das vendas a retalho e pedidos de fábrica na Alemanha desiludem os mercados
Os dados sobre novas encomendas de fábricas da Alemanha mais uma vez ficaram aquém das expectativas. Em termos mensais, registou-se um declínio acentuado de 5,4%, indicando desafios persistentes no principal pilar da economia alemã: a indústria.
Dado o fraco relatório sobre as novas encomendas, podemos esperar uma leitura igualmente dececionante para a produção industrial amanhã.
Calendário económico
A sessão de hoje será marcada pela publicação do relatório do ADP (National Employment Report). Este é o segundo relatório mais importante do mercado de trabalho dos EUA, após o NFP (Non-Farm Payrolls), que será publicado nesta sexta-feira.
Além disso, a publicação das minutas da FOMC da última reunião da Reserva Federal dos EUA também vai prender a atenção dos investidores ao longo do dia de hoje.
Os primeiros relatórios macroeconómicos deste ano não trouxeram boas notícias para os investidores do mercado de ações, dado que reforçam a ideia de que o cenário de redução dos juros a curto prazo é pouco provável. Além disso, Donald Trump continua a enfatizar as suas promessas de campanha nas suas entrevistas, alimentando receios de um forte pivot na política dos EUA em direção ao protecionismo.
As expectativas dos analistas para o relatório ADP de hoje apontam para valores em linha com os números do mês passado. A variação do emprego nos EUA em dezembro deverá aumentar em 140.000 em comparação com 146.000 em novembro.
XTB/RÁDIOILHÉU