Mercados Internacionais
Os mercados estão a negociar com cautela, na sequência da posição hawkish da Reserva Federal dos EUA (Fed) relativamente aos cortes nas taxas em 2025. A maioria dos índices asiáticos registaram fortes perdas semanais.
Os sinais dados pela Fed, de que poderá haver apenas dois cortes potenciais nas taxas no próximo ano, o que fica abaixo das expectativas anteriores do mercado que antecipava quatro, desencadeou um sentimento generalizado de risco.
Os futuros dos EUA alargaram as perdas depois de o Congresso ter rejeitado um projeto de lei de despesas apoiado por Donald Trump, aumentando assim as preocupações com o encerramento.
Calendário económico
Os mercados aguardam pelos novos dados sobre a inflação medida através do PCE (Índice de Preços de Gastos de Consumo Pessoal) nos EUA e pelos números do sentimento do consumidor de Michigan, após a posição hawkish da Fed sobre os cortes de taxas de 2025 no início desta semana. O índice de PCE, o indicador de inflação preferido da Fed, deverá registar uma ligeira subida para 2,5% ao ano, enquanto o PCE subjacente deverá subir para os 2,9%.
As vendas a retalho no Reino Unido e os dados do PPI (Índice de Preços ao Produtor) alemão fornecerão também mais informações sobre as pressões sobre os preços e o comportamento dos consumidores na Europa.