A vice-presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores, Délia Melo, destacou os investimentos diretos previstos pelo Governo Regional, no montante de 78 milhões de euros para o setor agrícola, em 2025.
Délia Melo falava aos jornalistas no final de uma reunião com a direção da Associação Agrícola de São Miguel, em Santana, em que se fez acompanhar dos deputados Francisco Gaspar, Luís Raposo, Paulo Simões e Ruben Cabral.
Em declarações à comunicação social, a parlamentar social-democrata sublinhou que “a Agricultura é um setor fundamental para a economia dos Açores. Contudo, enfrenta desafios constantes, que têm resultado num aumento dos encargos e dos custos de produção”.
A deputada do PSD/Açores eleita por São Miguel salientou também que “o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM garante um apoio muito robusto ao setor agrícola e tudo aquilo que define é feito em estreita articulação com os parceiros”.
A seu ver, o Governo Regional “tem uma excelente relação com quem representa o setor, essencial para a definição de prioridades e de políticas públicas de incentivo e reequilíbrio desta área”.
De acordo com Délia Melo, algumas das medidas a implementar “são reivindicações já atendidas”, tais como os investimentos ao nível dos caminhos agrícolas, que têm, no Plano de Investimentos para o novo ano, uma ação específica com uma dotação no montante de dois milhões de euros destinados à ilha de São Miguel.
A parlamentar social-democrata salientou igualmente a inauguração “do novo Laboratório de Classificação de Leite de São Miguel, num investimento de 2,9 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência”.
A deputada do PSD/Açores garantiu, por seu turno, que o Governo da Coligação “vai continuar com políticas públicas que têm dado bons resultados, como o fim dos rateios no POSEI-Açores e do Prorural+, a redução voluntária da produção de leite, a reconversão das explorações de leite para carne, abertura de novas candidaturas para a agricultura biológica, apoio em 80% à sementeira de milho e sorgo”.
Délia Melo frisou ainda “uma questão muito pertinente que tem a ver com o apoio aos jovens agricultores para pagamento à segurança social, apoio para a instalação de jovens agricultores a tempo inteiro e a tempo parcial e, ainda, a criação da Linha de Apoio SAFIAGRI IV, através do qual se apoia em 40% os juros relacionados com empréstimos agrícolas”.
A vice-presidente da bancada parlamentar social-democrata elencou ainda a implementação “da eliminação do teto ao’ plafond’ do gasóleo agrícola, o apoio ao investimento nas explorações agropecuárias para a transição verde, digital e tecnológica, que contam com uma dotação de 14,6 milhões de euros”.
Segundo a deputada do PSD/Açores, o objetivo do Governo da Coligação “passa por alavancar o setor da Agricultura, criando confiança nos agricultores e ajudando-os a conseguirem melhorar os seus rendimentos”, concluiu.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU