A Comissão Política Concelhia do PSD/Praia da Vitória elogiou a aposta do Município na fixação de famílias no concelho, “patente no Orçamento aprovado para 2025, que aumenta o investimento e baixa o IRS, contra o qual votaram os vereadores do PS”.
“Trata-se de um investimento previsto de 23,9 milhões de euros, perfazendo um aumento de 10 milhões de euros, quando comparado ao Orçamento de 2024, e isso resulta de uma gestão responsável, que agora permitiu desenvolver medidas de incentivo à fixação de famílias e empresas no concelho”, dizem os social-democratas.
“Temos naturalmente de destacar a redução do IRS para os munícipes, em que a Câmara prescinde de 1% das receitas daquele imposto, uma medida de inteira justiça, mas que teve voto contra do PS”, adiantam.
“É também de sublinhar a isenção da tarifa fixa para resíduos para as entidades sem fins lucrativos do concelho, assim como o reforço de 30% das verbas afetas ao associativismo local, todas previstas no Orçamento para 2025”.
“São investimentos que oferecem melhores condições a quem pretende investir e viver na Praia da Vitória, continuando uma política de proximidade e de incentivo à economia privada e familiar, sem esquecer o necessário apoio às entidades e IPSS do concelho”, diz o PSD local.
A concelhia praiense enaltece igualmente “os frutos do trabalho e do investimento camarário, que se afere no recente anúncio de um milhão de euros de investimento para a modernização de equipamentos da Associação Humanitária de Bombeiros da Praia da Vitória, bem como a requalificação urbanística levada acabo na zona habitacional das Pedreiras, a instituição do prémio de mérito ou o apoio para a instalação de uma sala multissensorial na EBI dos Biscoitos”, elencam.
O PSD/Praia da Vitória lamenta o voto contra do Partido Socialista a este documento, “uma atitude que só demonstra como os eleitos locais da oposição priorizam a trica político-partidária, em detrimento das medidas que melhoram o quotidiano dos praienses”, afirmam.
“De facto, os eleitos pelo PS na vereação municipal votaram contra os investimentos no âmbito do PO2030, votaram contra a aquisição de equipamentos para a proteção civil e bombeiros, votaram contra o parque empresarial das Lajes, votaram contra a proteção e defesa do litoral e orla costeira, votaram contra a reabilitação do Paul da Pedreira e Belo Jardim, votaram contra a requalificação de infraestruturas desportivas e escolares e votaram contra a valorização da baía da Praia da Vitória”, exemplificam.
“Fica bem claro de que forma o PS está a fazer política na Praia da Vitória, enquanto a gestão municipal da Coligação liderada pelo PSD trabalha, diariamente, para fazer face à pesada herança que recebeu, mas sempre em prol do concelho e dos seus habitantes, com os resultados que se vão vendo, e que só podem merecer o nosso elogio”, concluem os social-democratas.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU