A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades, promove a segunda edição do Fórum das Migrações, nos dias 5 e 6 de dezembro, no Auditório VIII do Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, na ilha de São Miguel.
Esta iniciativa, aberta à livre participação do público em geral, pretende criar um espaço de reflexão e debate em torno do fenómeno migratório na Região Autónoma dos Açores.
O Fórum reúne académicos e especialistas na área das migrações, bem como representantes das associações regionais que desenvolvem trabalho na integração dos migrantes na Região.
O programa abrange ainda a partilha de testemunhos, apresentando as perspetivas de imigrantes, de emigrantes regressados e de imigrantes açordescendentes que se encontram integrados em todas as ilhas do arquipélago.
O II Fórum das Migrações arranca na quinta-feira, 5 de dezembro, às 10h00, com uma sessão de abertura que conta com as intervenções do Vice-Reitor da Universidade dos Açores, Artur Gil, e do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.
Segue-se a conferência inaugural, a cargo de Pedro Gois, Diretor Científico do Observatório das Migrações, Professor Associado com Agregação na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador no Centro de Estudos Sociais.
As sessões plenárias começam com um primeiro painel intitulado “As políticas promotoras da integração dos migrantes nos Açores”. Este painel conta com a participação de Luís Goes Pinheiro, coordenador-geral da Estrutura de Missão para a Recuperação de Processos Pendentes da AIMA – Agência para a Integração Migrações e Asilo, de José Andrade, Diretor Regional das Comunidades, de Leoter Viegas, presidente da AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, de Ana Silva, diretora do Gabinete de Apoio aos Migrantes da CRESAÇOR, e de Nélia Silva, vice-presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos, sob a moderação de Telma Silva, da Direção Regional das Comunidades.
Na primeira sessão da tarde, às 14h30, tem lugar o segundo painel, com a temática ‘Imigrantes nos Açores’, que conta com a apresentação de testemunhos de imigrantes como Camille Farge (fisioterapeuta, da França para as Flores); Claudine Lourenço, (jornalista, do Brasil para a Terceira); Diego Stone (desportista, do Brasil para o Corvo); Paulo Mendes (empresário, de Cabo Verde para São Miguel); Valente Cuambe (astrofísico, de Moçambique para Santa Maria) e Viviane Carrico (formadora, do Brasil para o Faial), com moderação de Leoter Viegas, presidente da AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores.
Os trabalhos prosseguem com o terceiro painel denominado “Emigrantes regressados aos Açores”, no qual marcam presença João da Silva (empresário, do Canadá para São Miguel); Luís Silva (dirigente associativo, do Canadá para São Miguel); Nélia Alves-Guimarães (gestora, dos EUA para São Miguel); Pedro Pimentel (empresário, de Angola para São Miguel); Roberto Lino (empresário, dos EUA para o Pico) e Rosa Simas (professora, dos EUA para São Miguel). Este painel é moderado por Rui Faria, diretor do Museu da Emigração Açoriana.
O primeiro dia de trabalhos culmina com a realização de um momento cultural, com a exibição do monólogo “Vidas: Entre o Verde e a Saudade” pela atriz brasileira Ângela Fernandes, que se encontra imigrada em São Miguel.
No segundo dia do Fórum das Migrações, 6 de dezembro, o programa inicia-se pelas 10h00 com o último painel subordinado ao tema “Imigrantes açordescendentes nos Açores”, que conta com a participação de Daniel Gonçalves (professor, do Brasil para a Terceira); David Mendonça (professor, dos EUA para São Jorge); Jason Gouveia (sacerdote, do Canadá para São Miguel); Mário Silva (autarca, do Canadá para o Pico); Ricky Joe Batista (autarca, do Canadá para a Terceira); e de um representante da ilha Graciosa a indicar, sob a moderação de Ana Silva, da CRESAÇOR.
Pelas 11h30, tem lugar a conferência final apresentada por Catarina Reis Oliveira, Professora auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e antiga Diretora do Observatório das Migrações (2005-2024).
O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, preside à sessão de encerramento do Fórum, agendada para as 12h15.
O primeiro Fórum das Migrações foi realizado a 26 e 27 de outubro de 2023, nas ilhas do Faial e do Pico.
GRA/RÁDIOILHÉU