SÃO MIGUEL | Partido Socialista mostra “total falta de vergonha” ao falar do concelho da Povoação
O deputado do PSD/Açores Francisco Gaspar afirmou hoje que os deputados do Partido Socialista revelam uma “total falta de vergonha” ao falarem da Povoação, lembrando que foi o PS, que esteve “duas décadas no poder a nível regional e autárquico”, que deixou o concelho ao “abandono”.
“Foram os socialistas que, durante duas décadas, ignoraram as necessidades do concelho da Povoação, defraudando sistematicamente as expetativas dos povoacenses”, afirmou o social-democrata, na sequência das “críticas infundadas e plenas de hipocrisia” feitas pelos deputados do PS sobre o concelho da Povoação.
Segundo Francisco Gaspar, “a história é bem clara, assim como o desinteresse dos governos regionais do PS em investir no concelho, nomeadamente em obras essenciais como a estrada Furnas-Povoação”.
“Quem nunca conseguiu garantir a segurança das populações e minimizar os riscos associados a derrocadas foram os governos do Partido Socialista, sempre com o silêncio cúmplice dos responsáveis do PS no concelho da Povoação”, frisou.
“A 20 de março de 2012, o então governo do PS prometeu que a melhoria do acesso entre a freguesia de Furnas e a Povoação seria uma prioridade na legislatura seguinte. A verdade é que nada foi feito”, lembrou Francisco Gaspar.
O deputado do PSD/Açores recordou igualmente que “foi um governo do Partido Socialista a excluir a Povoação da chamada SCUT de São Miguel, tornando-o o concelho mais isolado da ilha”.
“Para o PS, a Povoação nunca contou”, apontou Francisco Gaspar, sublinhando que, “caso o projeto da SCUT tivesse abrangido o concelho da Povoação, certamente que hoje já não se estaria a falar de acessibilidades”.
“O senhor deputado Gualberto Rita não tem qualquer autoridade moral e política para criticar o atual Governo Regional. O deputado Gualberto Rita foi autarca do PS durante 20 anos na Ribeira Quente e esteve sempre em silêncio. Nunca reivindicou nada junto dos governos socialistas para a sua freguesia”, disse também o parlamentar.
De acordo com Francisco Gaspar, “foi já com este Governo da Coligação PSD/CDS/PPM que a estrada da Ribeira Quente foi intervencionada, desde logo com a construção do semi-túnel, inaugurado em 2023”.
“Está também em fase de conclusão a primeira fase da melhoria das acessibilidades ao concelho, com a chamada Variante às Furnas, sendo imperioso relembrar que, enquanto o PS foi poder na Região, nunca houve qualquer reivindicação da Câmara Municipal – do Partido Socialista – para a melhoria de acessibilidades ao concelho”, frisou.
Francisco Gaspar avançou que “se o governo do PS tivesse enquadrado a obra da ligação Furnas-Povoação no Plano de Recuperação e Resiliência, certamente que a mesma poderia já estar a ser concretizada, mas isso também não aconteceu”.
“Também no setor da Habitação e da Saúde, os mandatos do PS foram sinónimo de abandono do concelho da Povoação. Com o atual Governo da Coligação, os povoacenses já perceberam que existe uma melhor atenção às suas necessidades e aspirações”, afirmou.
“Foi o Governo liderado por José Manuel Bolieiro que procedeu à instalação do equipamento de Raio-X no Centro de Saúde da Povoação, num investimento de 266 mil euros. Também será este Governo a avançar com a obra de reabilitação daquela unidade de saúde, que potenciará o seu serviço de internamento com 10 camas”, concluiu o deputado do PSD/Açores.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU