Eleições em destaque no dia de hoje
A vitória de Donald Trump já foi declarada por diversos meios de comunicação norte americanos, apesar de a contagem dos votos ainda não ter terminado.
Mercados Internacionais
● Na primeira parte do dia, assistimos a uma reação relativamente forte dos mercados ao que agora parece ser uma vitória quase certa para os republicanos. Para além da eleição presidencial, o Partido Republicano tem fortes hipóteses de ganhar no Senado e no Congresso.
● Nos mercados financeiros, há uma forte reação a favor das políticas de Trump. O mercado antecipa um aumento do protecionismo e dos cortes de impostos, uma extensão das políticas da eleição de 2016.
● O índice do dólar está a subir 1,66%, ultrapassando os 105 pontos pela primeira vez desde junho deste ano, durante um período de pivot da Fed e do início dos cortes nas taxas. No entanto, os mercados estão preocupados com o regresso da inflação e com a possibilidade de a Reserva Federal voltar a mudar de rumo a longo prazo. A decisão de quinta-feira de reduzir as taxas de juro é praticamente certa.
● Os índices de ações dos EUA estão a registar fortes ganhos, com o US500 e o US100 a subirem 1,25%, perto de máximos históricos. Entretanto, o índice US2000 de pequena capitalização está a subir 3,1%, saindo da sua zona de consolidação para atingir 2.345 pontos.
● Os rendimentos das obrigações dos EUA. também estão a registar um forte movimento ascendente. Atualmente, as taxas de rendibilidade das obrigações a 10 anos subiram para 4,41% e as taxas de rendibilidade das obrigações a 2 anos para 4,27%.
● Na região Ásia-Pacífico, as reações às eleições são mistas. Estamos a assistir a vendas significativas nos índices chineses, com quedas entre 1,50-2,20%. Os investidores estão preocupados com o aumento das tarifas sobre os produtos chineses, com as restrições comerciais e com novas restrições à transferência de tecnologia.
● Noutros mercados, como o Japão, a Austrália e Singapura, os índices estão a registar ganhos moderados, entre 0,50-1,60%. O maior ganho é registado no índice JP225 do Japão, que subiu para 39 650 pontos (+1,65%).
● Os ganhos mais interessantes, no entanto, são observados no mercado de criptomoedas. Trump era um dos favoritos entre os investidores neste mercado, graças às suas muitas promessas de apoio positivo ao desenvolvimento da indústria nos EUA. O Bitcoin subiu 8,00% para US $ 75.000, quebrando sua alta histórica. O Ethereum subiu 7,70% para US $ 2.600, e outras altcoins subiram 6,90%, elevando a capitalização de mercado total para US $ 640 milhões.
● Dogecoin, fortemente associado a Elon Musk, que esteve fortemente envolvido nas eleições, subiu 23% para US $ 0,20 por token.
Breve comentário:
As criptomoedas estão ao “rubro”, com a Bitcoin a atingir novo máximo histórico. Já no caso europeu e na Ásia, os mercados permanecem mistos e cautelosos, pois o impacto das tarifas poderá agravar estes mercados. Nas moedas, o grande vencedor foi o dólar que continua a registar ganhos impressionantes face a todas as divisas.