REGIÃO | Variante à Horta terá papel significativo do desenvolvimento económico do Faial, declara Berta Cabral
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, afirmou esta tarde, na ilha do Faial, que a construção da Variante à cidade da Horta, que representa um investimento de cerca de 13,8 milhões de euros, à semelhança do que acontece com outras obras estruturantes que estão em curso em várias ilhas, além de permitir uma melhor e mais rápida circulação automóvel na ilha terá um papel significativo no desenvolvimento do tecido económico do Faial.
“Temos uma estratégia bem-sucedida no que respeita ao desenvolvimento sustentável e obras como esta da Variante à Horta e todas as restantes integradas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) assumem particular importância em termos ambientais e turísticos, criando uma melhor circulação”, sublinhou Berta Cabral.
A governante adiantou que a 2.ª fase da Variante à Horta “constituirá a principal via de ligação para os movimentos de tráfego de sul (aeroporto) para a zona norte da Cidade Horta e a freguesia da Conceição, estabelecendo ainda ligação com a ER1-1ª para a praia do Almoxarife”.
E prosseguiu: “Também o acesso à Escola Secundária Manuel de Arriaga será um percurso mais rápido e seguro para os utentes provenientes dos Flamengos e das zonas centro e norte da Horta”.
Esta obra dá continuidade à 1.ª Fase da variante e “vai contribuir para retirar do centro urbano da Horta o tráfego de passagem, assegurando um acréscimo de segurança na circulação rodoviária e maior conforto dos utentes, bem como, diminuir distâncias e tempos de percurso”, referiu.
A variante à cidade da Horta tem uma extensão de 3,4 km aproximadamente e integra três interseções giratórias e duas obras de arte na transposição de ruas existentes.
“Estamos a construir uma variante com caraterísticas urbanas, com a construção de ciclovia e passeios, bem como a integração paisagística das bermas e áreas envolventes, sendo o perfil transversal, na generalidade do traçado, constituído por faixa de rodagem bidirecional com sete m de largura (2 vias de 3,50 m), drenagem pluvial e passeios. Existem trechos com ciclovia bidirecional com 2,20 m de largura. Toda a plena via contém muros, em blocos de betão pré-fabricados revestidos com pedra basáltica, com altura mínima de 0,80 m”, vincou a Secretária Regional.
A obra envolve os domínios de terraplenagens, drenagens, pavimentação, sinalização e segurança, iluminação pública, obras acessórias, obras de arte e integração paisagística.
Recorde-se que a empreitada, na sequência de concurso público internacional, foi adjudicada ao consórcio Tecnovia-Açores, SA./Afavias, SA./Marques, SA..
No total, são dez as variantes construídas ou em fase de construção em várias ilhas dos Açores e integradas no PRR com o objetivo de criar uma maior mobilidade entre as zonas urbanas e os circuitos turísticos, mas também contribuir para a preservação ambiental das zonas envolventes.
O Governo dos Açores pretende concluir até 2025 as variantes nas ilhas Terceira, Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, todas elas integradas no PRR.
GRA/RÁDIOILHÉU