XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 17 de Outubro de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
268views

Mercados Internacionais

Na China, o sentimento dos investidores continua fraco, apesar de uma ligeira recuperação de 0,40-0,50% nos índices bolsistas esta madrugada. O índice JP225 do Japão também está a perder terreno, sendo negociado perto dos 39.000 pontos, registando quedas de quase 1,20%. Enquanto isso, o índice da Austrália está a ser negociado sem alterações significativas.

As ações americanas terminaram a sessão de ontem em terreno positivo, ao contrário de outros importantes índices mundiais. O US500 terminou a sessão perto dos 5.890 pontos, enquanto o US2000 permaneceu dentro da zona de consolidação definida entre 2.300-2.305 pontos.

Decisão do BCE sobre as taxas de juro e Vendas a retalho nos EUA

Hoje serão publicados vários dados macroeconómicos importantes dos EUA e da Europa. Além disso, o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco Central da Turquia (CBRT) irão anunciar as suas decisões sobre as taxas de juro.

Na primeira parte do dia, iremos conhecer os dados da inflação da Zona Euro. As expectativas apontam para um valor de 1,8% em termos anuais, em comparação com 2,2% em termos anuais em agosto. Este seria o resultado mais baixo esperado desde abril de 2021. Depois disso, teremos a decisão do CBRT, onde se espera que a taxa de juros de uma semana permaneça inalterada em 50%. Pouco depois, será anunciada a decisão do BCE.

 O mercado está a prever um novo corte de 25 pontos base nas taxas. Os principais argumentos para esta decisão são os dados fracos da zona euro e as baixas taxas de inflação.

Mais tarde, os investidores irão desviar a sua atenção para os EUA, onde serão conhecidos os novos dados sobre as vendas a retalho de setembro e o relatório da produção industrial. Espera-se que as vendas a retalho recuperem 0,3% em termos mensais, em comparação com um aumento mensal de 0,1% em agosto.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.