ÚLTIMAS

REGIÃO | Aquacultura permite responder aos desafios alimentares crescentes, defende Artur Lima

| Foto: VPGR
145views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, presidiu à sessão de encerramento do Atlantic Aquaculture Forum, que decorreu na manhã de hoje, no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo.

O evento, realizado em parceria com o AIR Centre, contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais em aquacultura e economia azul, com o intuito de fomentar a colaboração num sector económico em expansão.

“É com agrado que vejo realizar-se nos Açores este evento, que nos traz relevância atlântica e nos coloca em contacto com importantes centros de investigação, que nos trazem o conhecimento necessário para alavancar a produção em aquacultura na Região”, afirmou Artur Lima.

“O Governo dos Açores tem o papel de impulsionar e regular esta atividade, mas é indispensável a parceria com entidades e companhias privadas, para que esta indústria possa ser devidamente valorizada. Foi isso, efetivamente, que se comprovou nestes debates”, acrescentou o governante.

O Atlantic Aquaculture Forum contou com intervenções sobre os estudos realizados em diversos países do Atlântico, incluindo os Açores, onde foram identificadas potenciais áreas de cultivo em oito das novas ilhas do arquipélago.

“A prática da aquacultura vai-nos permitir responder aos crescentes desafios que a produção alimentar nos coloca, possibilitando que as nossas populações insulares tenham acesso a um leque mais alargado de pescado, a preços mais acessíveis”, sustenta o Vice-Presidente do Governo.

Apesar de ainda ter pouca expressão em Portugal, a produção em aquacultura tem vindo a desenvolver-se paulatinamente no país, apresentando-se como complemento às atividades piscatórias convencionais.

O Atlantic Aquaculture Forum procura enquadrar esta prática no âmbito da economia azul, promovendo uma gestão adequada dos recursos marinhos disponíveis, que benficie as comunidades costeiras e insulares, salvaguardando a preservação ambiental dos oceanos.

Na sessão esteve presente a Embaixadora do Senegal, o Diretor Nacional de Aquicultura do Governo de Angola, o Cônsul Honorário de Cabo Verde em Portugal, a Diretora-Geral da Política do Mar, a Reitora da Universidade dos Açores, entre representantes de diversos centros de investigação e companhias privadas.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.