Mercados Internacionais
Na sexta-feira, as bolsas da Europa, dos Estados Unidos e da Ásia registaram, na sua maioria, ganhos, que hoje se prolongam, sobretudo na China.
As bolsas chinesas não perderam a esperança de novos pacotes de estímulo económico. No entanto, o otimismo e os ganhos abrandaram um pouco desde a semana passada. Na conferência de imprensa realizada no sábado, a China deu poucos pormenores sobre novos estímulos à economia, acabando por se tornar uma deceção para os investidores.
Ainda assim, o regulador financeiro diz que vai baixar os custos de financiamento para as pequenas e médias empresas. Para já, os índices da China continental estão a ganhar, enquanto o índice Hang Seng de Hong Kong está a perder ligeiramente.
Calendário económico: Bancos Centrais em destaque
Os Estados Unidos celebram hoje o “Columbus Day”, pelo que o mercado obrigacionista estará encerrado, mas a bolsa permanecerá aberta como habitualmente. No Canadá, entretanto, celebra-se o Dia de Ação de Graças.
O calendário económico para hoje não contém muitos dados macro que possam trazem momentos de grande volatilidade para os mercados. Por outro lado, os investidores começarão a estar atentos aos vários discursos de banqueiros da Fed.