Mercados Internacionais
A sessão de ontem em Wall Street acabou por ser marcada por fortes ganhos em todos os índices norte-americanos. O Dow Jones ganhou 1% e aproximou-se de máximos históricos, enquanto o S&P 500 voltou a subir.
Entre as empresas BigTech, as ações da Alphabet (Google) foram as que tiveram o desempenho mais fraco ontem, caindo cerca de 1,5%, devido ao risco de uma divisão desfavorável do negócio em resultado de uma investigação do Departamento de Justiça dos EUA.
O índice Hang Seng de Hong Kong recuperou quase 4% esta madrugada, um resultado registado depois de a China ter anunciado a compra de obrigações como um método para estimular o crescimento económico. O PBoC (Banco Popular da China) também criou facilidades especiais de swap para bancos, seguradoras e fundos.
Calendário económico: Dados sobre a inflação de setembro nos EUA em destaque
Esta sessão será marcada pela publicação dos dados sobre a inflação nos EUA às 13h30. As expectativas apontam para uma subida de 2,3% Y/Y (que poderá tornar-se o valor mais baixo desde 2021) e 0,1% M/M.
Durante a sessão de ontem, as declarações dos membros da Fed mostraram que a Reserva Federal está preparada para abrandar o ritmo dos cortes, se necessário. Ainda assim, os membros da Fed reconhecem os riscos associados ao facto de a inflação permanecer acima dos objetivos, mas continua a acreditar que a inflação irá atingir gradualmente a marca dos 2%, enquanto a economia e o mercado de trabalho permanecerem estáveis.