ÚLTIMAS

AÇORES | Paulo do Nascimento Cabral crítico da diversidade de critérios de elegibilidade dos fundos europeus

131views

Paulo do Nascimento Cabral defendeu, hoje, na reunião da Comissão do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, onde foi apresentado o documento de análise do Tribunal de Contas Europeu “Panorâmica do quadro de garantia e dos principais fatores que contribuíram para os erros nas despesas da coesão no período 2014-2020”, a “necessidade de simplificarmos e reduzirmos a burocracia” das regras de aplicação e dos critérios de elegibilidade dos fundos relativos à Política de Coesão.

O Eurodeputado salientou que uma das conclusões do relatório “prende-se com os critérios de elegibilidade onde se verificam muitas falhas, uma vez que há diversos programas”. Neste sentido, Paulo do Nascimento Cabral questionou o Tribunal de Contas Europeu “se faz sentido a exigência de simplificação dos procedimentos e condensar as Políticas de Coesão, reduzindo os programas de forma a que se tornem mais ágeis e de fácil entendimento para as diversas administrações, que muitas vezes têm dificuldade dada a complexidade da Política de Coesão e dos diversos Fundos associados”. 

Paulo do Nascimento Cabral referiu o exemplo português evidenciando que “o impacto da burocracia em Portugal traduz-se na dificuldade de execução dos fundos”. O Eurodeputado lamentou os atrasos na execução destes fundos devido “aos procedimentos administrativos longos a que se juntam os exigentes processos de contratação pública”.

O Eurodeputado terminou a sua intervenção a apelar à necessidade “de apostar no princípio da confiança nos Estados-Membros e então reforçar a fiscalização na execução dos fundos”. 

PE/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.