O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores, através da Divisão Policial de Ponta Delgada, informa que, no pretérito dia 27 de setembro, desenvolveu uma operação especial de prevenção criminal, a qual contou com a participação de diversas valências e especialidades policiais: a Investigação Criminal, a Intervenção Rápida, a Fiscalização Policial e Trânsito.
Esta operação policial teve como principal objetivo prevenir, controlar e detetar a prática de crimes cometidos com armas proibidas, bem como incidir nos locais conotados com o consumo e tráfico de estupefacientes que, consequentemente, mais têm afetado o sentimento de segurança da população do concelho da Ribeira Grande.
Desenvolveram-se várias ações de fiscalização policial. Foram executados mandados de busca domiciliária, obtidos no decurso de uma investigação, e apreendidas 8 plantas de Canábis Sativa L, com tamanhos variáveis entre os 1,60m e os 2,40m, e bem assim 200 doses de liamba, diversos objetos relacionados com atividade de cultivo e secagem das plantas e um 1 bastão extensível (Arma de Classe A).
Num local conotado com o consumo e tráfico de estupefacientes, foi detida, em flagrante delito, uma pessoa com 28 doses de matéria estupefaciente sintética e apreendido dinheiro que tinha consigo proveniente da venda do produto e foram identificadas e revistadas várias pessoas suspeitas e conotadas com o quadro de tráfico e consumo de estupefacientes, sendo apreendidos dois cigarros manufaturados e uma dose de haxixe.
Foram cumpridos dois mandados de detenção, resultando na detenção de duas pessoas para cumprimento efetivo de pena de prisão, após despacho da Autoridade Judiciária.
Procedeu-se, também, à fiscalização de estabelecimentos, tendo sido detetadas 3 infrações: uma por falta de licença SPA, uma por falta de licença de jogos lícitos e outra por falta de dístico referente à videovigilância.
Em matéria de segurança rodoviária, foram detidas quatro pessoas: três pela presumível prática de um crime de condução de veículo com taxa de alcoolémia igual ou superior a 1,2 gr/l e uma pela presumível prática do crime de desobediência ao conduzir uma viatura apreendida. Ainda no âmbito da segurança rodoviária, fiscalizaram-se 135 veículos, foram levantados seis autos de notícia por contraordenação, foi apreendida uma viatura e foram realizados 67 testes de controlo de álcool aos condutores.
Com esta ação, a Divisão Policial de Ponta Delgada pretende continuar a contribuir para manter a Região Autónoma dos Açores como umas das regiões mais seguras do nosso país.
CR/AÇORES/RÁDIOILHÉU