AGENDA | Convocatória aberta para residência artística em dança contemporânea na ilha de São Miguel
Residência artística decorre de 3 a 6 de outubro no estúdio da DERIVA e na natureza. A inscrição é gratuita.
A MOOT – The Movement Lab está a lançar uma convocatória para uma residência artística em dança contemporânea e performance, a decorrer na ilha de São Miguel, destinada a todas as pessoas, maiores de 16 anos, interessadas em artes performativas, dança e movimento.
A residência vai ser orientada por Dally Schwarz e Marcos Aganju, artistas brasileiros radicados em Lisboa, que têm estado em território açoriano a desenvolver o projeto artístico TERRROR TREME TERRA, que envolve a criação de espaços de colaboração entre artistas e não artistas, diálogos com comunidades locais e a criação de uma performance que vai ser apresentada, a 11 de outubro, no Paralelo – Festival de Dança, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.
O trabalho desta dupla vai atravessar a residência com a comunidade local da ilha, que terá a duração de quatro dias, e vai consistir em encontros com exercícios práticos, jogos e convívios realizados em contexto de estúdio e na natureza.
Esta iniciativa acontece no âmbito do programa-piloto de residências de dança e performance DERIVA, lançado em 2023, pela MOOT em parceria com a Lake Studios Berlin, em que são testados modelos e práticas para o futuro programa regular de residências da DERIVA – Centro de Artes Performativas de Ponta Delgada (co-dirigido pela MOOT e pelo 37.25 – Núcleo de Artes Performativas). Estas residências artísticas contam com um financiamento de 35 mil euros da DGARTES, através do Programa de Apoio a Projetos – Criação e Edição.
Segundo a responsável da MOOT, Vanessa Canto, estas residências promovem a criação artística interdisciplinar e, simultaneamente, ativam comunidades que costumam ser excluídas deste tipo de atividade. Neste sentido, foram também estabelecidas parcerias com a AIPA e a CRESAÇOR.
Recorde-se que o programa DERIVA foi um dos 10 projetos selecionados, em 2023, pelo programa europeu Archipel.eu, na categoria “Networking e Cooperação Cultural”, sendo que a primeira residência decorreu em abril de 2023 na Terceira e em São Miguel com os bailarinos e coreógrafos do Lake Studios Berlin, um centro de investigação e de residências em dança contemporânea de Berlim.
Criada, em 2018, pela bailarina e coreógrafa Vanessa Canto e pelo gestor de Saúde Gustavo Neves Lima, ambos açorianos, a plataforma MOOT consiste numa solução digital de apoio à formação e saúde de bailarinos e praticantes de modalidades associadas ao movimento, e é uma das startups instaladas no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira.
Calendário:
03/10 (16:00 às 18:00) – no espaço Deriva (Ponta Delgada)
04/10 (16:00 às 18:00) – no exterior (local a definir)
05/10 (16:00 às 18:00) – no espaço Deriva (Ponta Delgada)
GM/DERIVA/RÁDIOILHÉU