O Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, reabriu hoje o bloco operatório nas suas instalações principais com a reativação de duas salas, adiantou a Secretária Regional da tutela, Mónica Seidi.
Com esta medida, dá-se mais um passo no sentido de colmatar os constrangimentos associados à dispersão dos serviços, neste caso em particular, pela Clínica do Bom Jesus que, desde 4 de maio, foi uma das instituições a acolher doentes retirados da maior instituição de saúde dos Açores após o incêndio deflagrado.
“Esta fase é de recuperação, com uma reabertura estratégica e faseada de mais um dos serviços dentro do perímetro do hospital”, frisou a governante, que visitou hoje precisamente a Clínica do Bom Jesus, em Ponta Delgada.
A Secretária Regional explicou que o plano inclui a intervenção nas instalações do hospital de Ponta Delgada, “desde as limpezas, à substituição de filtros, portas e, claro, testes de qualidade”.
E prosseguiu: “já disse e repito: o Governo Regional não abdica de garantir sempre todas as condições de segurança para os açorianos”.
À saída de um encontro com a administração da Clínica do Bom Jesus, a Secretária da Saúde e Segurança Social declarou que a abertura de duas salas de operação “permitirá melhorar a reorganização da atividade cirúrgica, porque volta a ser realizada no espaço do hospital, o que leva a melhorias nos tempos operatórios e do número de doentes intervencionados”.
Com a reabertura de duas salas do bloco operatório voltam a ser realizadas intervenções cada vez mais diferenciadas, e será feito também, nas próximas semanas, um trabalho ao nível do horário de funcionamento para que seja possível começar a trabalhar na redução das listas de espera.
Mónica Seidi procura que haja “uma produção acrescida para doentes prioritários que sejam operados em horário laboral e que não estejam contemplados no programa CIRURGE”.
GRA/RÁDIOILHÉU