Mercados Internacionais
As ações asiáticas recuperaram esta terça-feira, lideradas pelos mercados chineses, na sequência do anúncio de Pequim que anunciou um novo estímulo monetário e de medidas de apoio ao mercado imobiliário. Os índices chineses CSI 300 e Shanghai Composite subiram mais de 3,5%, enquanto o índice Hang Seng de Hong Kong subiu mais de 3,7%.
Banco Popular da China decide reforçar os estímulos à economia
O Banco Popular da China revelou um pacote abrangente de medidas de estímulo para estimular o consumo, incluindo um corte de 50 pontos base no rácio de reservas obrigatórias (RRR) dos bancos, que deverá libertar cerca de 1 bilião de yuans (142 mil milhões de dólares) para novos empréstimos. O banco central também sinalizou a possibilidade de novas reduções do RRR ainda este ano.
Calendário económico: Dados do Instituto Alemão e do imobiliário nos EUA
A sessão de hoje será dominada pelos dados do sentimento económico alemão realizados pelo instituto alemão, por vários discursos dos bancos centrais e pelos principais indicadores do mercado imobiliário dos EUA. Os investidores acompanharão de perto o índice alemão IFO Business Climate Index de setembro, que poderá fornecer informações sobre a maior economia da zona euro.
Para além disso, os discursos dos responsáveis do BCE e da Reserva Federal poderão fornecer mais detalhes sobre as recentes decisões políticas e as perspetivas futuras. Nos EUA, os dados do mercado imobiliário e os valores da confiança dos consumidores estarão em destaque, influenciando potencialmente o sentimento do mercado.