Mercados Internacionais
As ações asiáticas subiram esta madrugada, acompanhando os ganhos da noite em Wall Street, na sequência do corte substancial da taxa de juro de 50 pontos base da Reserva Federal. O Nikkei 225 do Japão teve um desempenho superior, subindo 1,8%, enquanto o TOPIX subiu 1,5%.
Banco do Japão (BoJ) decide manter as taxas de juro inalteradas
O BoJ manteve a taxa de juro de curto prazo inalterada em 0,25%, em linha com as expectativas generalizadas, mantendo agora uma abordagem cautelosa ao aperto monetário. No entanto, o tom ligeiramente mais hawkish dos comentários do Governador, Kazuo Ueda, está a aumentar as perspetivas futuras de novas subidas das taxas no Japão.
Kazuo Ueda manteve uma posição hawkish sobre a política monetária planeada no Japão. O responsável do BoJ afirmou que os dados mais recentes confirmam que a economia está a crescer em linha com as previsões, o que sugere que o BoJ tenciona aumentar as taxas de juro. Kazuo Ueda concluiu a declaração com uma menção ao aumento dos salários, que irá reforçar o consumo privado, o que pode também levar o BoJ a rever em alta as projeções sobre a inflação subjacente.
Decisão do Banco de Inglaterra (BoE) sobre as taxas de juro em destaque
Os dados das vendas a retalho do Reino Unido, os números da inflação da zona euro e os indicadores económicos do Canadá estarão em destaque ao longo desta sessão e darão novos dados sobre o estado da economia internacional. Durante a tarde, também estão agendados vários discursos de membros dos bancos centrais que poderão dar mais contexto às recentes decisões políticas e às perspetivas futuras.