Mercados Internacionais
A sessão asiática acabou por ser mista, com os investidores a aguardarem os resultados da reunião da Reserva Federal de hoje, às 19h00.
Os mercados chineses quase não se movimentaram com o retomar das negociações após um feriado de dois dias. O sentimento permanece fraco após os recentes dados económicos fracos.
Os índices Shanghai Shenzhen CSI 300 e Shanghai Composite foram negociados perto de mínimos de 7 meses. O Nikkei 225 do Japão foi o que teve o melhor desempenho, subindo 0,7%, enquanto o TOPIX subiu 0,2%.
Inteligência artificial (IA) continua a ser uma aposta para as empresas
A BlackRock e a Microsoft anunciaram planos para lançar um fundo de mais de 30 mil milhões de dólares para investir em infraestruturas de IA para centros de dados e projetos de energia.
Reunião da FOMC em destaque
A sessão de hoje será marcada pela decisão sobre as taxas de juro da Reserva Federal, juntamente com a divulgação de várias projeções macroeconómica por parte da Fed. A Reserva Federal enfrenta uma decisão difícil entre um corte de 50 pts base ou um movimento mais modesto de 25 pts base, marcando a sua primeira redução de taxas em mais de quatro anos.
Os principais responsáveis da Fed manifestaram o seu apoio à redução das taxas de juro num contexto de abrandamento da inflação, com o objetivo de evitar danos económicos decorrentes de custos de empréstimos demasiado elevados. No entanto, o ritmo da flexibilização continua a ser uma questão fundamental. Os recentes dados económicos contraditórios e as sensibilidades políticas alimentam as incertezas em torno da decisão.