AÇORES | José Manuel Bolieiro aposta no diálogo e apela a sentido de responsabilidade de todos sobre Plano e Orçamento para 2025
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, auscultou, durante esta segunda-feira e terça-feira, partidos e parceiros sociais na preparação da Anteproposta de Plano e Orçamento para 2025.
O governante sublinhou, no final dos dois dias de reuniões, a sua disponibilidade para o consenso, garantindo assim o seu papel de “referencial de estabilidade e capacidade e disponibilidade para o diálogo” com todos os partidos e parceiros sociais, e apelando ao sentido de responsabilidade de todos os intervenientes.
“No quadro do nosso Programa de Governo e das Orientações de Médio Prazo iremos definir prioridades e estratégias que defendam os interesses dos Açores e promovam o desenvolvimento da Região”, afirmou José Manuel Bolieiro.
Este processo orçamental pretende garantir assim a concretização do Programa do XIV Governo dos Açores e das Orientações de Médio Prazo, frisando que “as aportações que possam ser consensualizadas serão sempre bem-vindas”.
É objetivo do XVI Governo dis Alires “manter uma solidariedade intergeracional, não penalizando as gerações vindouras”, relativamente à relação entre o endividamento e a capacidade de criação de riqueza na Região, com base no Produto Interno Bruto (PIB), mantendo uma estabilização neste proporcional, como define o Acordo de Parceria Estratégica 2023/2028.
O líder do executivo garantiu que “não se encerra aqui o processo Orçamental, este é o primeiro passo”.
Após a elaboração da Anteproposta, esta será submetida à apreciação do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA) e dos conselhos de ilha, sendo posteriormente preparada a proposta final.
Até à elaboração da proposta final do Plano e Orçamento para 2025, o XIV Governo dos Açores mantém-se aberto ao diálogo e disponível para receber propostas dos partidos e dos parceiros sociais, além das considerações e prioridades sinalizadas pelos mesmos nas audições realizadas com o Presidente do Governo.
José Manuel Bolieiro fez-se acompanhar, nas audições, do Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas.
GRA/RÁDIOILHÉU