XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 17 de Setembro de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
170views

Mercados Internacionais

Os índices em Wall Street terminaram a sessão de ontem de forma mista, embora os índices tenham conseguido apagar uma grande parte das descidas, antes do fecho da sessão. O Nasdaq 100 perdeu mais de 0,4%, mas o S&P 500 ganhou quase 0,14% e o DJIA mais de 0,5%. 

Ao longo da sessão asiática, o sentimento também foi misto. O Hang Seng ganhou quase 1,5%, mas o CSI 300 da China perdeu quase 0,5%, mostrando que o sentimento em torno do principal índice chines continua fraco

Ações da Apple terminam a sessão com perdas superiores a 3%

As quedas entre as empresas das BigTech foram lideradas pelo recuo de quase 3% da Apple, que está a ser prejudicada com as notícias de que dão conta que a procura pelo iPhone 16 é mais baixa que os modelos anteriores.

Os primeiros dados do mercado mostram que as reservas para os novos telefones caíram cerca de 13% em relação ao lançamento do modelo 15 no ano passado.

Mercados aguardam pela decisão da FOMC amanhã sobre as taxas de juro

Os investidores estão confiantes de que a Reserva Federal irá reduzir as taxas de juro esta quarta-feira, e as expectativas de um corte de 50 pontos base estão a aumentar. Este cenário foi considerado o mais provável pelo JP. Morgan, e os democratas liderados por Elizabeth Warren enviaram uma carta à Fed, pedindo um corte de 75 pontos base.

No que diz respeito aos dados agendados para hoje, às 10 serão publicados novos dados do instituto ZEW, na Alemanha. O mercado espera que o sentimento na economia alemã caia ainda mais a partir de níveis já muito baixos.

Durante a tarde ainda serão publicados novos dados sobre as vendas a retalho nos EUA, mas não se espera que estes dados possam influenciar qualquer decisão da Fed amanhã. Não obstante, as expectativas do mercado apontam para uma deterioração no lado do consumo.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.