Mercados Internacionais
Os índices da Ásia-Pacífico estão do lado das perdas. As quedas nos mercados bolsistas asiáticos são impulsionadas pelo fraco desempenho registado pelos índices em Wall Street, particularmente pelas quedas de 3,80% registadas no índice tecnológico dos EUA US100. O sell-off foi alimentado por um sentimento negativo no sector dos semicondutores, incluindo a Nvidia (NVDA.US).
Ações da Nvidia voltam a corrigir e arrastam as bolsas
As ações da Nvidia caíram 9,53% na terça-feira, marcando uma das maiores quedas num só dia na história da empresa. A Nvidia perdeu US $ 279 mil milhões em capitalização de mercado devido às notícias de uma investigação lançada pelo Departamento de Justiça dos EUA sobre práticas antitruste em IA.
A autoridade antitruste já havia enviado questionários anteriormente e agora emitiu solicitações legalmente vinculativas para a Nvidia. As autoridades estão preocupadas com o facto de o fabricante de chips estar a dificultar a transição para outros fornecedores e a penalizar os compradores que não utilizam exclusivamente os seus chips.
Calendário económico: Relatório dos JOLTs em destaque nos EUA
O relatório JOLTS será divulgado hoje, o primeiro de vários relatórios importantes sobre o mercado de trabalho esta semana. Além disso, os investidores também ficarão a conhecer os resultados dos PMI na Europa, o relatório de encomendas de bens duradouros e a balança comercial dos EUA para julho. Para além disso, o Banco Central do Canadá tomará uma decisão sobre as taxas de juro.
Embora os dados do JOLTS sobre as vagas de emprego sejam referentes ao mês de julho, podem ainda fornecer alguns detalhes interessantes sobre o estado da economia dos EUA. As expectativas dos analistas sugerem uma continuação da tendência descendente, com uma leitura de cerca de 8,1 milhões de vagas de emprego, em comparação com 8,18 milhões no período anterior.