Mercados Internacionais
Os índices de Wall Street terminaram o dia de ontem em terreno negativo. O S&P 500 caiu 0,89%, o Dow Jones desceu 0,43%, o Nasdaq caiu 1,67% e o Russell 2000 caiu 0,93%.
Não houve notícias que pudessem justificar as quedas em Wall Street de ontem, e o movimento parece ser impulsionado pela incerteza sobre se o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, confirmará ou não, hoje, o corte das taxas de setembro.
Os índices da Ásia-Pacífico estiveram a ser negociados em alta – o Nikkei ganhou 0,4%, o Kospi e o Nifty 50 subiram 0,1%, enquanto o S&P/ASX 200 caiu 0,1%. Os índices da China estiveram a ser negociados de forma mista
Calendário económico: Investidores atentos às declarações de Jerome Powell em Jackson Hole
Os investidores estarão atentos apenas aos dados das vendas a retalho canadianas para junho, às 13:30h; e os dados das vendas de casas novas nos EUA para julho, às 15:00h.
No entanto, os discursos de membros da Fed estão em destaque esta sessão. O Presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, deverá discursar no simpósio de Jackson Hole às 15:00h. Os mercados estão a prever uma flexibilização agressiva da Reserva Federal até ao final de 2024 e os investidores esperam que Jerome Powell dê hoje a entender que o primeiro corte nas taxas de juro ocorrerá na reunião de setembro.
No entanto, existe também o risco de Jerome Powell soar menos dovish do que os mercados esperam, o que poderia desencadear uma forte reação hawkish nos mercados.