Mercados Internacionais
O início da semana está a ser marcado pelo pânico nos mercados. Os investidores receiam que os Estados Unidos possam estar a caminhar para uma recessão, pelo que estão a escolher retirar capital dos ativos de risco.
Índice Japonês Nikkei regista a pior sessão de sempre
O pânico no mercado acionista japonês fez com que o índice atingisse níveis de 2020, durante a pandemia de Covid-19. O índice desceu 11,50% esta sessão, tendo já caído mais de 28% em relação aos seus máximos, confirmando o cenário de “bear market”.
As quedas no mercado japonês são aceleradas pela valorização do iene japonês, que é a moeda mais forte hoje, valorizando entre 3,0-5,0% contra outras moedas do G10. USDJPY está em queda de 3,20% para 141,8000.
Calendário económico – Dados sobre o emprego nos EUA em destaque
Na semana passada, foram publicados vários dados importantes sobre a economia dos EUA, a posição da Fed e os relatórios das BigTech. No entanto, a liquidação do mercado só foi despoletada após a descida dos dados do NFP na sexta-feira.
Hoje, teremos os dados do trabalho nos EUA sobre o setor dos serviços. Após os dados claramente fracos do sector industrial, o mercado aguarda a confirmação de que o sector dos serviços seguirá o mesmo caminho.
Nesta sessão, teremos também os dados finais da inflação do sector dos serviços, para julho, dos países da zona euro. As expectativas apontam para a confirmação dos dados preliminares muito fracos, nos meados de julho. Além disso, serão publicados dados da economia alemã, incluindo pedidos de fábrica, produção industrial e IPC.