No segundo dia de Jornadas Parlamentares no Faial, os deputados do CHEGA Açores visitaram a Queijaria O Morro onde estiveram na unidade fabril que está actualmente a ser ampliada para dar maior rentabilidade à produção própria daquele negócio familiar.
Após uma visita à fábrica, que labora mais de dois mil litros de leite diários que distribui para o fabrico de queijo fresco e queijo curado, os parlamentares reforçaram a importância de se apostar cada vez mais em pequenas unidades fabris na Região.
“Este é o futuro dos Açores. Temos produtos de excelência, mas que não podem ser fabricados em massa pois perde-se a originalidade dos produtos. A aposta tem de ser em pequenas unidades fabris, que possam manter a verdadeira essência dos produtos regionais”, explicou o líder parlamentar José Pacheco.
Aos cinco deputados do CHEGA, os empresários d’O Morro explicaram que com maior capacidade da fábrica – agora em curso – passam a ter maior perspectiva de rentabilidade para os queijos, que já são enviados para o Continente e exportados para os Estados Unidos.
Durante a visita à Queijaria, a questão do baixo preço do leite pago à produção foi outro dos assuntos abordados, reforçando os deputados do CHEGA que os produtores de leite devem ser mais bem pagos pelo trabalho que desenvolvem 365 dias por ano. A falta de mão-de-obra para trabalhar na lavoura foi outra das questões debatidas nesta visita, tendo sido abordado também o excesso de burocracias para desenvolver qualquer tipo de projecto empresarial, pedindo-se processos mais céleres e menos burocráticos, em nome do desenvolvimento económico da Região.
Os parlamentares do CHEGA vão estar ainda hoje de visita à Residência de idosos H.P., seguindo-se uma visita à Escola Secundária Manuel de Arriaga, e, ao final do dia, segue-se um jantar com militantes e simpatizantes.
CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU