O coro PACTIS e Wave Jazz Ensemble, juntos no concerto “Diz que é Fado”, apresentam um repertório traçado pelos clássicos da música portuguesa, com primazia para o Fado. Esta é a próxima aposta da temporada “Música no Forte” para o domingo, 14 de julho, ao pôr-do-sol, no Forte de Santa Catarina, nas Lajes do Pico.
Não é um concerto de Jazz, não é um concerto de Fado, é um trabalho de fusão entre as sensibilidades destes músicos, instrumentos e vozes. “Diz que é Fado” é um concerto que nasce da fusão entre o Jazz e o Fado. Para a sua concretização foram escritos arranjos originais para fados tradicionais, para os
instrumentos da Wave Jazz Ensemble e, para as vozes do Coro Pactis, por Antonella Barletta e Miguel Carvalho.
Antonella Barletta, reconhecida pianista no meio musical do Jazz e Miguel Carvalho, jovem músico talentoso, também reconhecido como um dos melhores harmonizadores para coro, recentemente galardoado com o 1o prémio na edição de 2022 do Concurso de Composição 2a Escola de Évora | Eborae Mvsica, com a sua Missa Brevis. É apresentado o tema Mãe, original composto, para instrumentos e vozes, por Tiago Machado, músico sobejamente conhecido principalmente pelo tema, “Ó Gente da Minha Terra”, vencedor do Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim.
“Diz que é Fado” foi concebido numa visão ampla da pluralidade da música nacional, da tradição à modernidade, com ousadas propostas sonoras, é um trabalho conjunto de forma a mostrar como o fado é um género musical que pode ser trabalhado por outros estilos.
Wave jazz Ensemble é constituído pelos músicos Antero Ávila, Antonella Barletta, Nuno Pinheiro, Paulo Borges e Rui Melo. O coro PACTIS é aqui representado pelas vozes de Ana Sofia Andrade, Inês Mariano, Maité Corada, Teresa Lopes e Sónia Pereira.
Os concertos de “Música no Forte” têm entrada livre e iniciam às 19h30 no Forte de Santa Catarina nas Lajes do Pico – um projeto MiratecArts com o Município das Lajes do Pico. O verão é no Forte!
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU