A menina Néveda, criada por Terry Costa e ilustrada por Vera Bettencourt, foi primeira apresentada em Junho 2019, durante o Azores Fringe Festival. A imagem da menina Néveda, que virou contos publicados em livro e ainda produtos gastronómicos, já tem cinco anos. A marcar a data, e coincidindo com o encerramento do maior evento nacional de livros, a Feira do Livro de Lisboa, Terry Costa apresentou, no passado domingo, o plano de celebração de cinco anos.
“A menina Néveda já correu mundo com os seus dois livros, ´Néveda nos Açores´ e ´Néveda nas Américas´, visitando mais de 200 livrarias, bibliotecas e festivais,” partilha o autor. “Hoje, a marcar 5 anos desde a sua primeira aparição em formato ilustrado, lançamos a campanha de pré-venda para a reedição do primeiro livro, ´Néveda nos Açores´, desta vez com capa dura.”
O livro ´Néveda nos Açores´ foi publicado bilingue, português e inglês, recebeu o selo LER Açores, Plano Regional de Leitura, e já tem edições em espanhol, francês e italiano. “Cinco línguas em 5 anos, já foi apresentado em 42 países, e sua digressão pelo mundo continua. Chegou a vez de elevar a produção do livro e assim fico muito feliz de anunciar a nova edição, agora em capa dura.” O livro foi fundamental para a fundação da editora Néveda Ent., com sede na ilha do Pico, Açores.
Planos para o ano de 2024 incluem chegar a novos países, com os livros já publicados, e ainda publicar uma terceira aventura da menina Néveda, esta dedicada ao mundo das uvas.
Na Feira do Livro de Lisboa, além de desvendar o plano dos cinco anos, a Néveda Ent., apresentou-se com a sua coleção de livros ilustrados de grande porte, e uma entrevista para o programa Cultura Açores, RTP Açores, também fez parte da agenda do dia.
A menina Néveda e o seu autor continuam em digressão, com próxima paragem em Aveiro – Capital Portuguesa da Cultura. Para adquirir um exemplar da nova edição do livro ´Néveda nos Açores´ visite nevedapico.com para todos os detalhes.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU