Os índices da Ásia-Pacífico estiveram a ser negociados de forma mista. O índice Nikkei 225 do Japão (-0,20%) e o índice FTSE China A50 (-0,40%) recuaram. Os índices da China valorizaram entre 0,40-0,60% e o S&P/ASX200 da Austrália subiu cerca de 0,20%.
Macro: Inflação na China volta a subir
O índice de preços no consumidor da China subiu pelo terceiro mês consecutivo em abril, enquanto os preços no produtor prolongaram a tendência de descida.
O índice de preços no consumidor (IPC) da China subiu 0,3% em abril, após um aumento de 0,1% em março. A previsão do mercado era de um aumento de 0,1%. O índice de preços no produtor (PPI) da China caiu 2,5% y/y em abril, acima das expectativas de 2,3%.
Calendário económico: Inflação e Vendas a retalho nos EUA em destaque esta semana
Esta segunda-feira não são esperadas divulgações de dados macro de grande importância que possam ter um impacto significativo nos mercados. No entanto, este é apenas o início de uma semana muito importante.
Os únicos eventos dignos de nota hoje serão os discursos dos representantes da FOMC. Os discursos de Mester e Jefferson estão agendados para as 14h00.
No entanto, ao longo desta semana, os investidores ficarão a conhecer os resultados da inflação dos EUA – IPC e PPI. Para o PPI, as expectativas apontam para novas subidas em comparação com o mês passado. No entanto, para o IPC, espera-se que os dados mostrem resultados mais baixos, em termos homólogos.
Para além dos dados sobre a inflação, os resultados sobre as vendas a retalho dos EUA e o discurso do presidente da Fed, Jerome Powell, na terça-feira também serão acompanhados de perto.