SANTO ANTÃO | Domingo do 4.º Jantar do Divino Espírito Santo (c/reportagem)
É com sentimento de esperança e fé que se anseia pela semana do jantar do Divino Espírito Santo. O Pai da Mordoma, Venâncio Oliveira, é um bom exemplo de todos os que vivem com fé e devoção esta época especial. No domingo do quarto jantar, na Freguesia de Santo Antão, localizada no concelho da Calheta da Ilha de São Jorge, a casa encheu para receber os convidados. O Senhor Amaral é exemplo de quem há vários anos, mesmo sendo da Calheta, visita e participa nesta época festiva. Um dos segredos das sopas do Espírito Santo é o pão que é cozido e preparado pelas talentosas mestras de mão cheia no decorrer da semana.
A coroação é um dos momentos altos desta tradicional festividade de fé e devoção ao Divino. Foram algumas centenas de convidados que este jantar contou e que, normalmente só mesmo na segunda-feira do Bodo de Leite para servir tantas refeições. Este domingo é o culminar de uma semana e meses de preparação, que de geração em geração vai passando o testemunho de fé e devoção ao Divino Espírito Santo.
Dos agradecimentos a todos os que ajudaram, e aos que organizaram e participam de perto ou de mais longe, o Divino é também uma fonte de esperança e união na partilha da união e reunião familiar.